O Google lançou oficialmente o Android 14, a mais recente versão do sistema operacional Android. Esta atualização traz uma série de melhorias e recursos, e estará disponível inicialmente para os proprietários de telefones Pixel (modelos 4A 5G e superiores), com previsão de suporte em “breve” para dispositivos de outros fabricantes.

O que muda com o Android 14?

  • Customizações na tela de bloqueio:
    • Introdução de diferentes estilos e formatos de relógio para personalizar a tela de bloqueio.
    • Adição de um gerador de papéis de parede alimentado por IA (disponível inicialmente para Pixel 8 e 8 Pro).
  • Segurança aprimorada:
    • Suporte a passkeys mais profundos.
    • Proteções de privacidade para lidar com empresas de dados suspeitas.
    • Uso do Credential Manager para simplificar a autenticação em aplicativos de terceiros.
  • Recursos de câmera e imagem:
    • Melhor suporte para extensões de câmera.
    • Suporte a imagens HDR de 10 bits para melhor qualidade de imagem.
  • Android Health Connect:
    • Armazenamento de dados de saúde e condicionamento físico no dispositivo, semelhante ao Apple Health.

Leia mais:

publicidade

Uma experiência mais customizável

A customização sempre foi um ponto forte do Android, permitindo que os usuários personalizem seus dispositivos de maneira prática, desde a escolha de papéis de parede até a paleta de cores e os temas. O Android 14 agora introduz um novo seletor de customização que facilita a troca de papéis de parede e atualizações visuais.

Além disso, agora você pode configurar atalhos personalizados na tela de bloqueio, como um leitor de QR code ou o aplicativo Google Home, para um acesso rápido aos controles mais utilizados diretamente na tela de bloqueio do Android.

publicidade

O Android 14 oferece uma seleção de modelos de tela de bloqueio pré-configurados para fontes, widgets, cores e formatos que correspondem ao seu estilo. Essas opções também usam inteligência artificial para ajustar a tela com base na situação, como destacar o widget do clima se o tempo ficar ruim de repente.

Para os proprietários do Pixel 8/8 Pro, o Android 14 apresenta papéis de parede gerados por IA, que usam modelos de difusão de texto para imagem, permitindo criar papéis de parede únicos em apenas alguns toques. Já quem prefere uma estética de telefone menos colorida e mais suave, o Android 14 inclui um tema monocromático que torna as cores mínimas elegantes e atraentes em todo o dispositivo.

publicidade

Além disso, o Android 14 aprimora a qualidade das fotos e câmeras, com suporte a imagens HDR Ultra, que realça cores vibrantes, realces mais brilhantes e sombras mais escuras para garantir que suas fotos tenham a melhor qualidade possível.

Segurança e saúde no Android 14

O Android 14 também traz melhorias significativas na gestão de dados de saúde. O Health Connect, integrado às configurações do Android 14, oferece um local central para armazenar todos os seus dados de saúde e garantir a privacidade deles por meio de criptografia segura no seu dispositivo. Isso permite que você conecte e sincronize seus aplicativos de saúde e condicionamento físico favoritos, como Oura, Peloton e Whoop, de forma segura.

publicidade

O sistema também oferece maior visibilidade sobre como os aplicativos acessam e utilizam seus dados, notificando-o quando um aplicativo compartilha seus dados de localização com terceiros, permitindo uma decisão mais informada sobre conceder ou negar permissões.

A segurança de PIN também foi aprimorada, com a recomendação de um PIN de seis dígitos para reforçar a proteção de seu dispositivo.

Novos recursos de acessibilidade

Para os usuários com baixa visão, o Android 14 traz melhorias na lupa, permitindo ampliar e reduzir o zoom de forma intuitiva. Você pode personalizar o tamanho da lupa e mantê-la ativada ao alternar entre aplicativos.

A acessibilidade auditiva também foi aprimorada, com uma configuração dedicada para aparelhos auditivos, tornando mais fácil a conexão e interação com eles. Além disso, você pode ativar notificações visuais para receber alertas por meio de flashes de luz.

Como obter o Android 14 hoje

A partir de hoje, o Android 14 está sendo lançado para dispositivos Pixel suportados e estará disponível ainda este ano para dispositivos de marcas populares, como Samsung Galaxy, iQOO, Nothing, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo e Xiaomi.