X (Twitter): com Musk, receitas de publicidade têm caído ano após ano nos EUA

Desde que Elon Musk comprou a rede social, em outubro de 2022, as receitas com publicidade tiveram uma queda média anual de mais de 50%
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 05/10/2023 11h16, atualizada em 05/10/2023 12h22
Elon Musk Tesla
(Imagem: Frederic Legrand - COMEO/Shutterstock)
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O X, antigo Twitter, continua enfrentando muitas dificuldades relacionadas a perda de anunciantes. Desde que Elon Musk comprou a rede social, em outubro de 2022, as receitas com publicidade caíram ano após ano. A redução média anual supera os 50%.

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X: queda nas receitas com publicidade é recorrente

A receita de anúncios do X nos Estados Unidos, por exemplo, caiu 78% em dezembro de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mensal mais acentuada desde a troca de comando da empresa.

O levantamento é da empresa de análise de anúncios Guideline, que rastreia dados de gastos com publicidade das principais agências de publicidade. Já a receita de anúncios em agosto, últimos dados disponíveis, caiu 60% em relação a 2022.

O X foi procurado pela reportagem Reuters, mas preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

x/twitter
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)

Previsão para o futuro é otimista

  • Recentemente, a CEO do X disse que a empresa está “perto do ponto de equilíbrio”.
  • Linda Yaccarino.
  • Ela afirmou que 1.500 marcas retornaram à plataforma nas 12 semanas anteriores e que 90% dos 100 principais anunciantes estavam de volta ao X.
  • Ela ainda destacou que a rede social pode registrar lucro no início do próximo ano.
  • Yaccarino é ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast e assumiu o posto anteriormente ocupado por Elon Musk justamente com o objetivo de recuperar as receitas provenientes de anúncios.
  • Muitos anunciantes deixaram o Twitter após fortes críticas sobre a falta de controle em relação aos conteúdos postados nas redes sociais, especialmente fake news.
  • O empresário chegou a afirmar que a verba desse setor caiu quase 50% e conta com uma “pesada carga de dívidas”.
  • No mês passado, Musk acusou a Liga Antidifamação de ser a principal causa por trás de uma queda de 60% na receita de anúncios dos EUA.
  • A entidade, no entanto, rebateu as alegações.
  • E acrescentou que está preparada para começar a anunciar na plataforma “para trazer nossa importante mensagem sobre o combate ao ódio para X e seus usuários”.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.