O X, antigo Twitter, continua enfrentando muitas dificuldades relacionadas a perda de anunciantes. Desde que Elon Musk comprou a rede social, em outubro de 2022, as receitas com publicidade caíram ano após ano. A redução média anual supera os 50%.

Leia mais

publicidade

X: queda nas receitas com publicidade é recorrente

A receita de anúncios do X nos Estados Unidos, por exemplo, caiu 78% em dezembro de 2022 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mensal mais acentuada desde a troca de comando da empresa.

O levantamento é da empresa de análise de anúncios Guideline, que rastreia dados de gastos com publicidade das principais agências de publicidade. Já a receita de anúncios em agosto, últimos dados disponíveis, caiu 60% em relação a 2022.

publicidade

O X foi procurado pela reportagem Reuters, mas preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

x/twitter
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)

Previsão para o futuro é otimista

  • Recentemente, a CEO do X disse que a empresa está “perto do ponto de equilíbrio”.
  • Linda Yaccarino.
  • Ela afirmou que 1.500 marcas retornaram à plataforma nas 12 semanas anteriores e que 90% dos 100 principais anunciantes estavam de volta ao X.
  • Ela ainda destacou que a rede social pode registrar lucro no início do próximo ano.
  • Yaccarino é ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast e assumiu o posto anteriormente ocupado por Elon Musk justamente com o objetivo de recuperar as receitas provenientes de anúncios.
  • Muitos anunciantes deixaram o Twitter após fortes críticas sobre a falta de controle em relação aos conteúdos postados nas redes sociais, especialmente fake news.
  • O empresário chegou a afirmar que a verba desse setor caiu quase 50% e conta com uma “pesada carga de dívidas”.
  • No mês passado, Musk acusou a Liga Antidifamação de ser a principal causa por trás de uma queda de 60% na receita de anúncios dos EUA.
  • A entidade, no entanto, rebateu as alegações.
  • E acrescentou que está preparada para começar a anunciar na plataforma “para trazer nossa importante mensagem sobre o combate ao ódio para X e seus usuários”.