Com carga de 40 toneladas, caminhão elétrico da Mercedes alcança mais de 500 km

O caminhão foi de Stuttgart (Alemanha) até Bolzano (Itália) sem precisar parar para recarregar
Por Alisson Santos, editado por Ana Luiza Figueiredo 06/10/2023 06h03
Daimler-electric-truck.webp
Imagem: Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Testando o desempenho de veículos em viagens de longa distância, um grupo de engenheiros percorreu mais de 1000 quilômetros com um caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600. A viagem foi realizada pelos Alpes (na Europa) com apenas uma parada para carregamento.

O modelo conta com três baterias de fosfato de ferro-lítio, e tem capacidade total instalada de mais de 600 kWh em produção em série, destaca o Electrek. Além disso, o eActros 600 é equipado com dois motores elétricos com potência de 400 kW e potência de pico superior a 600 kW.

Leia também:

A viagem

  • Durante os testes, a equipe carregou o caminhão elétrico com 40 toneladas de peso;
  • O trajeto teve início em Stuttgart, na Alemanha, e foi até Bolzano, na Itália;
  • Mesmo com o peso elevado e o trajeto inconstante, o veículo fez a viagem de 530 km sem precisar parar para recarregar;
  • Ao chegar ao destino, após sete horas de viagem, o caminhão foi carregado e realizou a viagem de volta para o ponto de partida.
  • A Mercedes afirma que esse alcance é devido a uma combinação de “direção eficiente, alta capacidade da bateria e recuperação de alto desempenho”.

Com diversas variantes do eActros 600 programadas para serem lançadas no mercado, a linha fará sua estreia oficial no dia 10 de outubro — com previsão de início de produção em 2024.

Caminhão elétrico mais acessível da Tesla vai usar baterias à base de ferro

Uma versão mais acessível do caminhão elétrico da Tesla, denominada Semi Light, deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP), segundo planeja a montadora. Essa versão do veículo não tem ainda uma data de lançamento confirmada, mas não será a única a receber componentes LFP.

Unidades futuras do Model 3 e do Model Y também devem acabar usando baterias à base de ferro. A maioria desses modelos da Tesla nos Estados Unidos, atualmente, usa baterias à base de níquel – e a alteração deve ajudar a diminuir o preço final ao consumidor.

Leia a matéria completa aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.