Assassin’s Creed é uma franquia de jogos desenvolvida pela Ubisoft, a qual narra a história de assassinos profissionais em uma rivalidade milenar contra outro grupo, chamado de Templários. É possível acompanhar as aventuras dos personagens por jogos, livros e até por produções cinematográficas. A seguir, confira a ordem cronológica dos jogos segundo o período de tempo em que as narrativas são contadas.

Leia mais:

Assassin’s Creed Odyssey (431 a 422 a.C.)

Nesta primeira obra, somos apresentados a um ambiente já muito conflituoso e que foi inspirado por alguns eventos reais da história: a Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia antiga entre as cidades de Atenas e Esparta. O foco principal aqui é a investigação de uma estranha seita que se forma, chamada Culto de Cosmos. Posteriormente, esse grupo dará início à organização rival a dos Assassinos, intitulada de Ordem dos Templários. Uma curiosidade sobre este jogo é a possibilidade de os usuários se depararem com figuras históricas, como Sócrates, Pitágoras e até Hipócrates.

Assassin’s Creed Origins (49 a 44 a.C.)

Neste jogo, os usuários se deparam com o primeiro confronto oficial entre o Credo dos Assassinos e os Templários. Isso porque Bayek de Siwa, o protagonista, engloba o time de assassinos que tenta combater a opressão originada pela Ordem dos Anciões. Este período é marcado historicamente pelos conflitos entre Cleópatra e Ptolemeu XIII.

publicidade

Assassin’s Creed Mirage (861 a ?)

Lançado recentemente, o game nos apresenta a Basim, um ladino de rua que está em busca de respostas após ser exposto a visões aterrorizantes. Após fugir de Bagdá (capital do Iraque), ele se junta a um grupo misterioso chamado Os Ocultos. Esta organização será fundamental para refinar os seus dons e auxiliá-lo a desvendar a sua verdadeira natureza. A narrativa acontece no século IX em meio a Idade de Ouro Islâmica.

Assassin’s Creed Valhalla (872 a 878)

Nesta história, o jogador não faz parte de qualquer um dos grupos rivais (Assassinos ou Templários), mas está diretamente envolvido no conflito entre ambos. O período histórico está situado logo após a queda do Império Romano, tida como a Idade das Trevas. Na história, somos apresentados a Eivor, um guerreiro viking que precisa viajar com seu grupo da Noruega para à Inglaterra.

Assassin’s Creed (1191)

Este foi o primeiro jogo lançado da franquia e se passa na cidade de Jerusalém (capital de Israel), antes das ocorrências da terceira Cruzada. A narrativa apresenta Altaïr Ibn-La’Ahad, um assassino recém expulso da organização após ter falhado em uma missão muito importante. Desconfiado, resolve matar o seu mestre, chamado Al Mualim.

Assassin’s Creed II (1476 a 1499)

O jogo é um dos mais conhecidos da franquia, visto que o protagonista Ezio Auditore da Firenze é considerado um dos personagens favoritos dos fãs. Durante a Renascença Italiana, o assassino Ezio, que é descendente de Altaïr, deseja vingar a morte do pai e irmão. Por isso, ao longo de cidades famosas da Itália, como Veneza e Toscana, ele deve viajar para encontrar e abater o seu alvo.

Assassin’s Creed: Brotherhood (1499 a 1507)

Esta história é uma continuação direta das aventuras de Ezio, na qual o protagonista irá desenvolver uma irmandade para combater os Borgia. Dessa vez, o assassino e seus aliados alternam entre a Itália e a Espanha para alcançar o seu alvo.

Assassin’s Creed: Revelations (1511 a 1512)

O game fecha a trilogia de Ezio na história e apresenta o personagem bem mais velho, à procura de informações e qualquer indício que forneçam mais detalhes sobre o Credo dos Assassinos. Para isso, chegará à biblioteca de Masyaf, um local que só pode ser aberto com uma chave –– anteriormente escondida por Altaïr em Constantinopla.

Assassin’s Creed IV: Black Flag (1715 a 1722)

Como o próprio título já entrega, nós agora somos apresentados à época dos piratas. A história se foca nas aventuras de Edward Kenway, cujo objetivo é sair da Inglaterra até à América em busca de um homem chamado Sage. Este homem detém a localização do Observatório, uma região que habita personagens de uma raça humana anterior que rastreia os humanos atuais com um crânio de cristal.

Assassin’s Creed Rogue (1752 a 1760)

O protagonista desta história é Shay Cormac, um assassino que detém a missão de viajar até Lisboa para recuperar um artefato muito importante. Lá, ele se depara com um trauma que muda a sua vida e sua perspectiva, passando a atuar contra seus companheiros Assassinos e de acordo com os Templários. O período histórico é a Guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e a França.

Assassin’s Creed III (1754 a 1783)

Connor é o protagonista deste jogo e possui uma etnia mestiça com ascendência inglesa e indígena. Ele vivencia o período que ficou conhecido como a Revolução Americana, momento em que o povo estadunidense demonstrava traços expressivos de independência. A missão de Connor é encontrar os homens responsáveis pela destruição de sua vila e pela morte de sua mãe, e assassiná-los como vingança,

Assassin’s Creed III: Liberation (1765 a 1780)

Esta história se passa na mesma época do jogo anterior, mas em outra região e com uma personagem principal chamada Aveline de Grandpré. Ela descende de um colono e de uma escrava: cresceu vendo o povo negro sofrer todos os tipos possíveis de violência e resolve se tornar um símbolo de esperança ao decidir lutar contra este mal, combatendo os colonizadores e protegendo a população negra e escrava de sua cidade.

Assassins Creed Unity (1789 a 1794)

O jogo discorre sobre o envolvimento dos Assassinos na Revolução Francesa. Esse jogo também é marcado pelo primeiro relacionamento romântico já explorado na franquia, o qual ocorre entre um Assassino e um Templário.

Assassin’s Creed Syndicate (1868)

É o título que exibiu o período histórico mais recente na história da franquia de jogos. A narrativa se passa durante a Revolução Industrial no século XIX, em Londres, e tem como protagonistas os irmãos Jacob e Evie Frye. Ambos estão cansados da forma como a monarquia inglesa e a igreja perdem a cidade para os Templários, então, decidem agir para resolver este problema.