GTA San Andreas é um clássico jogo de mundo aberto lançado em 2004. O game é conhecido por sua liberdade e variedade de conteúdo, e os mods são uma ótima maneira de adicionar ainda mais diversão e personalização.

No entanto, antes de instalar qualquer mod, é importante fazer um backup do jogo. Isso porque os mods podem alterar arquivos importantes do game, o que pode causar problemas de funcionamento ou até mesmo corromper o jogo. Confira como um passo a passo que o Olhar Digital preparou de como fazer backup do GTA San Andreas e instalar os mods.

Leia mais:

A importância de fazer o backup do GTA antes dos mods

Mods podem alterar arquivos importantes do jogo, o que pode causar problemas de funcionamento ou até mesmo corromper o jogo. Se você tiver um backup, poderá restaurar o jogo para o estado original caso algo dê errado. Assim como, se acontecer de você não gostar do mod instalado, poderá desinstalá-lo facilmente sem perder nenhuma modificação feita no seu jogo.

publicidade

Além disso, se você quiser compartilhar o GTA San Andreas com amigos, precisará de um backup para que eles possam instalar os mesmos mods que você.

Como fazer backup do GTA San Andreas

Fazer backup do GTA San Andreas é um processo simples. Basta seguir estas etapas:

Backup externo

  1. Acesse a pasta do jogo e copie o caminho completo

    Caso o seu jogo tenha sido instalado no computador diretamente por meio de um CD-ROM, basta entrar na pasta do game que ficará geralmente nomeada com o mesmo título. O caminho para acessar a pasta é o que se segue logo abaixoPasso 1 GTA

  2. Copie a pasta do GTA San Andreas para um local seguro de sua escolha

Fazendo backup pela Steam

  1. Clique no menu suspenso onde fica escrito o nome da plataforma e depois clique em ‘Fazer cópia de segurança e restaurar jogos. . .’.
  2. Em seguida aparecerá uma caixa de diálogo, a qual você deve escolher a opção ‘Fazer cópia de segurança’.
  3. Na tela seguinte, simplesmente selecione a pasta onde as cópias de segurança serão salvas.

Onde salvar o backup do GTA San Andreas?

Uma dica para salvar o backup do seu jogo GTA San Andreas com mais segurança é escolher um HD externo com no mínimo de 500 GB ou guardar em uma nuvem como o Google Drive ou Microsoft One Drive.

GTA
O jogo do GTA San Andreas possui muitas formas de personalização não oficiais por meio dos mods. (Imagem: Rock Star Games)

Instalando mods no GTA San Andreas

É importante frisar que o GTA San Andreas, apesar de ser um jogo bem antigo, por muito tempo não tolerava o uso de mods ou em qualquer outro título da franquia Grand Theft Auto. A Rockstar Games, hoje, permite que mods ou alterações sejam usados, desde que apenas no modo Campanha, ou seja, nos modos offline.

Mods para GTA San Andreas permitem que os jogadores alterem diversos aspectos do jogo, desde texturas e skins até carros e personagens. Existem dois tipos principais de mods: aqueles que adicionam novos recursos automaticamente e aqueles que dependem de programas extras.

  1. Faça o download do executável modificado de GTA San Andreas para o seu computador;
  2. Abra a pasta onde o jogo está instalado;
  3. Renomeie a extensão do jogo “gta-sa.exe” para deixá-lo como backup (por exemplo, “gta-sa.old” ou “gta-sa.bkp”);
  4. Transfira o executável alterado para a pasta de instalação e se necessário, renomeie-o para (“gta-sa.exe”).

Após alterar o executável, você pode usar ferramentas para adicionar mods ao jogo. O CLEO é uma ferramenta que automatiza o processo, enquanto o IMG Tool e o Spark IMG Editor permitem alterar texturas de diversos itens, como celulares, grafitis, carros e outros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!