A indústria náutica vem se desenvolvendo, mas o setor ainda é altamente poluente. Apesar de algumas soluções elétricas estarem surgindo, ainda existem desafios. Entre os novos caminhos possíveis estão as embarcações movidas a energia solar.

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Desafios dos iates elétricos

Iates elétricos já surgiram como alternativa aos modelos comuns. Porém, a substituição do motor requer algumas baterias e deixa os navios mais pesados, o que diminui a autonomia e a velocidade, por exemplo.

Uma nova solução surgiu a partir disso: a implementação de sistemas elétricos movidos a energia solar, o que poderia reduzir o peso excessivo.

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(Foto: Sunreef Yatchs/Divulgação)

Iates movidos a energia solar

De acordo com a Allied Market Research, o mercado de barcos movidos a energia solar deve crescer em 14% até 2031, chegando a US$ 2,4 bilhões.

Segundo o jornal CNBC, as empresas Silent Yatchs, da Áustria, e Sunreef Yatchs, da Polônia, são duas que já estão imersas nesse setor. Ambas usam tecnologias parecidas: painéis solares captam a energia do Sol para recarregar as baterias que, por sua vez, alimentam o iate e as necessidades a bordo. Ou seja, o veículo precisa de um número menor de baterias. Caso o tempo esteja mais nublado, um gerador a diesel reserva faz a recarga.

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Segundo os fundadores da Silent Yatchs e Sunreef Yatchs, Michael Köhler e Nicola Lapp, respectivamente, a vantagem é que as peças não exigem manutenção e, por isso, são simples. No entanto, ainda há alguns desafios, como trajetos de longa distância, por causa da quantidade limitada de energia.

(Foto: Silent Yatchs/Divulgação)

Empresas no setor

  • A Silent Yatchs se refere a si mesma como “Tesla dos mares” e já entregou quase 20 iates elétricos movidos a energia solar. Mais 30 estão em produção.
  • Ao jornal, Köhler disse que o setor passou de um nicho para um verdadeiro mercado de massa e que deve continuar crescendo nos próximos anos, com as inovações tecnológicas.
  • As embarcações da empresa vão de 3,2 milhões de euros (para o iate menor, de cerca de 18 metros) a 30 milhões (para a versão equipada do navio maior, com mais de 36 metros).
  • Já a Sunreef Yatchs, que tem clientes como o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso e o tenista Rafael Nadal, afirma que incorpora os painéis solares em qualquer parte da embarcação, os integrando à estrutura do iate.
  • De acordo com Lapp, a faixa de preço depende da customização da embarcação, mas começa a partir de 1,5 milhão de euros para um iate pequeno. O mais caro fica em torno de 60 milhões de euros.
  • A empresa revelou já ter construído mais de 600 iates, sendo 30 totalmente elétricos. Além disso, metade da produção atual é elétrica ou híbrida.