A Waymo, fabricante de carros autônomos, passará a oferecer o seu serviço de robô-táxi em San Francisco (EUA) em um raio de 103 km². Essa expansão faz parte do projeto de aumentar a receita para poder atender novas cidades, como Los Angeles.

Esses táxis robôs surgiram como parte do projeto de veículos autônomos da Alphabet, dona do Google. Lançados em 2020, os veículos autônomos operam em áreas selecionadas, oferecendo transporte sem motorista para o público geral.

publicidade

Para quem tem pressa:

  • Em agosto de 2022, a Waymo e outras fabricantes obtiveram autorização das entidades reguladoras da Califórnia para circular com seus veículos autônomos;
  • Com isso, as empresas podem operar seu serviço comercial 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Agora, a Waymo está atuando em um raio de 103 km² em São Francisco, e pretende expandir o serviço para outras cidades em breve.

Leia mais:

Projeto bilionário

O projeto da Waymo contou com um investimento de 1,1 bilhão de dólares (R$ 5,5 bilhões) entre 2014 e 2015, e, com isso, a empresa precisará aumentar significativamente suas receitas para finalmente ter um retorno lucrativo. Aumentar a área de atuação na cidade de origem — e ter projetos futuros de atender em outras regiões —, parece ter sido o melhor caminho para implementar o serviço autônomo.

publicidade

“SF, você pediu, e nós ouvimos. A partir de hoje, os passageiros podem usar o Waymo One em nossa área de serviço expandida, cobrindo quase 47 milhas quadradas da cidade (103 km²). Mal podemos esperar para ver todos os lugares que você escolher para viajar com o Waymo One!”

“Esta expansão territorial se aplica aos passageiros que atualmente têm acesso ao nosso serviço e a todos aqueles que serão adicionados à lista de espera em um futuro próximo”, disse Christopher Bonelli, o porta-voz da Waymo, ao The Verge. “Ainda estamos vendo uma demanda muito forte, por isso queremos escalar de forma responsável para manter a qualidade do serviço e a boa experiência do usuário.”

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal