Após o adiamento de uma semana causado por um problema no sistema de propulsão, a sonda Psyche, da NASA, foi programada para ser lançada ao espaço nesta quinta-feira (12), às 11h16 (pelo horário de Brasília).

O que você precisa saber:

publicidade
  • A sonda Psyche, da NASA, foi projetada para estudar o asteroide 16 Psyche;
  • O lançamento da missão está programado para quinta-feira (12);
  • Com 225 km de diâmetro estimados, essa rocha espacial rica em metal pode ter sido o núcleo de um protoplaneta;
  • Por isso, a investigação deste objeto é de grande interesse;
  • A NASA oferece uma série de ferramentas ao público para uma experiência imersiva na missão Psyche.

A espaçonave vai decolar da Plataforma de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, rumo ao Cinturão de Asteroides – uma região do Sistema Solar formada por diversos detritos rochosos localizada entre as órbitas de Marte e Júpiter, a mais de 3,5 bilhões de km da Terra.

O objetivo é estudar o asteroide rico em metal 16 Psyche, que os cientistas suspeitam ser o núcleo remanescente de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta) – algo semelhante ao núcleo da Terra. Por isso, a investigação deste corpo pode trazer revelações sobre o nosso próprio mundo. (Saiba mais detalhes sobre o asteroide e a missão Psyche aqui).

publicidade

Com tamanha relevância, é óbvio que a missão Psyche é alvo do interesse e da curiosidade de muitos entusiastas da astronomia ao redor do mundo – profissionais da área ou não. 

Leia mais:

publicidade

Embarque com a NASA na missão Psyche

Neste sentido, a NASA possui uma série de mecanismos para proporcionar a todos uma verdadeira imersão no projeto.

Programa Convidado Virtual

publicidade

Desde 2020, a NASA mantém um programa chamado “Convidado Virtual” (conheça aqui), que consiste em fornecer acesso gratuito a lançamentos e eventos marcantes à distância, pela internet, com recursos exclusivos aos participantes. Encerrada a atividade, eles recebem um carimbo no passaporte de convidado virtual. 

Oportunidades para estudantes

A página “Envolva-se” da missão Psyche apresenta diversas atividades e oportunidades, como um estágio anual para estudantes universitários interpretarem a empreitada por meio de produções artísticas e outros trabalhos criativos, bem como planos de aulas, projetos de artesanato e vídeos. 

Diário Oficial nas redes sociais

Os sites nasa.gov/psyche e psyche.asu.edu publicarão notícias oficiais sobre a jornada da espaçonave. A NASA e a Universidade Estadual do Arizona (ASU), que lidera a pesquisa científica da missão, também vão postar atualizações regulares no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter).

Rastreamento em tempo real

Uma ferramenta gratuita chamada Eyes on the Solar System (“De olho no Sistema Solar”) permite a visualização gráfica 3D da espaçonave baseada na web, rastreando a localização da sonda em tempo real – clique neste link. Não é necessário fazer download nem se inscrever, e o recurso está disponível para desktop e dispositivos móveis.

Layout da ferramenta Eyes on the Solar System (“De olho no Sistema Solar”), que permite a visualização gráfica 3D da espaçonave online, rastreando a localização da sonda em tempo real. Crédito: Eyes on the Solar System / NASA

Quando veremos as primeiras imagens?

De acordo com os planos da NASA, cerca de dois meses após o lançamento, enquanto a equipe realiza uma verificação inicial da espaçonave e dos instrumentos científicos, na chamada fase de comissionamento, devem começar a chegar as imagens de teste da missão Psyche. 

Assim que os cientistas confirmarem que o imageador da sonda está funcionando conforme o esperado, os registros não processados (material bruto) serão hospedados em uma página no site da agência.

A espaçonave comporta uma demonstração de tecnologia chamada Deep Space Optical Communications (DSOC) para testar comunicações a laser de alta taxa de dados que podem ser usadas por futuras missões da NASA.