Nesta quinta-feira (12), a NASA vai lançar uma espaçonave de alta tecnologia a uma jornada de 3,5 bilhões de km rumo ao asteroide 16 Psyche, que dá nome à missão. O objetivo é estudar em detalhe essa rocha espacial, que se acredita ser muito rica em metais. 

Além disso, especula-se que o objeto seja o núcleo de ferro remanescente de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta) – algo semelhante ao núcleo da Terra. Por isso, a investigação deste corpo pode trazer revelações sobre o nosso próprio mundo. (Saiba mais detalhes sobre o asteroide e a missão Psyche aqui).

publicidade
Representação artística da sonda Psyche, da NASA, na órbita do asteroide 16 Psyche. Crédito: buradaki – Shutterstock

Para quem tem pressa:

  • A sonda Psyche, da NASA, foi projetada para estudar o asteroide 16 Psyche;
  • Com 225 km de diâmetro estimados, essa rocha espacial rica em metal pode ter sido o núcleo de um protoplaneta;
  • A agência vai lançar a missão na quarta-feira (12);
  • Um grupo de 35 produtores de conteúdo científico sobre espaço de todo o mundo foi selecionado para cobrir o evento para as mídias sociais;
  • Entre eles, está a brasileira Lorrane Olivlet.

A sonda Psyche está programada para decolar às 11h16 (pelo horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. 

publicidade

Tudo será transmitido ao vivo nas plataformas digitais da NASA. O lançamento também será assistido de perto por uma plateia formada por público pagante e convidados da agência espacial e do governo norte-americano. Entre esses privilegiados, estará uma brasileira muito conhecida pela audiência do Olhar Digital: a engenheira e caçadora de asteroides Lorrane Olivlet (Lolivlet).

Ela se inscreveu em um programa da NASA que buscava “produtores de conteúdo científico excelente sobre espaço” para acompanhar pessoalmente – e cobrir para as redes sociais – esse momento histórico para a agência e a astronomia.

publicidade

Em meio a milhares de candidatos de diversos países, a mineira de Belo Horizonte teve reconhecida a relevância de seu trabalho e foi uma das 35 pessoas selecionadas. Ela embarcou para os EUA no sábado (7), iniciando nesta segunda-feira (9) os preparativos para o grande dia.

Lorrane Olivlet, engenheira brasileira que já detectou mais de 50 asteroides, é divulgadora científica e participa de diversas competições de astronomia. A relevância de seu trabalho foi reconhecida em um processo seletivo da NASA. Crédito: Arquivo pessoal

Por que Lorrane Olivlet foi selecionada pela NASA

Quando os leitores do Olhar Digital foram apresentados a Lorrane Olivlet, em 2021, ela havia descoberto quatro asteroides. Dois anos depois, a jovem, que é formada em engenharia biomédica e estudante de engenharia mecânica, já acumula mais de 50 detecções.

publicidade

A caça a rochas espaciais, no entanto, é apenas uma de suas muitas atividades e conquistas. Ela também já participou de uma missão análoga a Marte, fez um mini curso de astronauta nos EUA, escreveu um livro sobre o Sistema Solar (com base nos conteúdos coletados ao longo de anos atuando como palestrante) e é fundadora do InSpace, um grupo composto por 100 membros das áreas de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática), com foco em assuntos relacionados ao espaço. 

Leia mais:

Todo esse portfólio – que ainda conta com diversas premiações e certificados nacionais e internacionais – garantiu a Lorrane sua credencial de mídia social para o lançamento Psyche.

No Instagram, ela publicou um vídeo celebrando a conquista, que é a realização de um sonho.

Agenda dos produtores de conteúdo na cobertura da missão Psyche

Segundo Lorrane, a programação da agência para os 35 produtores de conteúdo selecionados para o lançamento da missão Psyche começa na quarta-feira (11), véspera do evento. “O grupo vai fazer uma imersão durante todo o dia anterior ao lançamento e no dia seguinte também”, disse ela, em entrevista ao Olhar Digital.

Fazem parte das atividades uma visita guiada às instalações do Centro Espacial Kennedy e um encontro com especialistas em ciência e engenharia da Psyche, além da oportunidade única de conhecer e interagir com outros entusiastas do espaço que são ativos nas mídias sociais.

Durante a cobertura do lançamento, Lorrane vai produzir vídeos não só para suas próprias plataformas como também para a Agência Espacial Brasileira (AEB), da qual é parceira de conteúdo digital.