Com o objetivo de compreender melhor como os ganhadores do Prêmio Nobel do passado estavam socialmente conectados entre si, Milán Janosov, pesquisador de ciência de redes, decidiu mapear as conexões entre as mentes brilhantes que conquistaram prêmios ao longo dos anos.

“Como cientista de redes, procuro essas conexões e padrões ocultos por trás de literalmente tudo que encontro”, disse Janosov ao Tech Xplore.

publicidade

Leia mais:

O gatilho para este estudo específico foi um documentário que assisti sobre a vida de Einstein, que me fez perceber quantos dos mais famosos daquela época eram amigos ou trabalhavam juntos. Então, comecei a me perguntar se isso também é visível nos dados e se isso, o agrupamento próximo, ainda se mantém em momentos posteriores. Em pouco tempo, queria descobrir o quão conectados são os ganhadores do Nobel.

Milán Janosov, pesquisador de ciência de redes

A pesquisa

  • O pesquisador coletou dados relacionados aos ganhadores do Nobel, de forma que também mencionassem suas conexões com outros que também receberam o prêmio;
  • “Em primeiro lugar, eu precisava de fontes de dados. Embora mapear a rede social das pessoas que vivem hoje possa ser simples, conectar cientistas que remontam a um século pode ser mais complicado, já que não podemos pedir-lhes que preencham uma pesquisa”, afirma Janosov;
  • Então, o pesquisador decidiu coletar informações sobre os ganhadores do Nobel em suas respectivas páginas da Wikipédia – que também mencionam algumas conexões pessoais e profissionais;
  • Após isso, ele analisou as páginas da Wikipédia de 682 ganhadores do Nobel usando ferramentas de ciência de dados e conseguiu mapear as conexões sociais entre eles. Veja baixo:

publicidade
Imagem: Milan Janosov

Se olharmos mais de perto, por exemplo, a página da Wikipédia de Einstein e começarmos a ler a história de sua vida, perceberemos que toda vez que ele teve algum negócio com outra pessoa famosa no Wikipédia, essa pessoa é mencionada, e seus perfis no site são vinculados […] Essa referência é exatamente o que eu procurava: uma forma de formalizar o relacionamento entre dois ganhadores do Nobel com base no fato de eles se conhecerem.

Milán Janosov, pesquisador de ciência de redes

No final, o pesquisador conseguiu criar um mapa visual que representa as relações entre os ganhadores do Prêmio Nobel, que conta com 682 pontos e 588 conexões entre eles.

“Este trabalho mostra como detectar padrões interessantes ou inesperados na estrutura de uma rede e como descrever e interpretar um gráfico de rede. Este tipo de análise de relacionamento tem muitas aplicações, começando pela educação e sociogramas. Os professores podem contar com esses mapas para organizar melhor suas aulas e ajudar aqueles que ficam para trás”, complementa o pesquisador.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal