Israel é considerada uma potência militar regional. O país investe pesado em novos armamentos tecnológicos e o recente ataque do Hamas ao país reforça a visão dos que defendem que os israelenses precisam zelar ainda mais por sua segurança. Um exemplo disso é o novo tanque militar tecnológico de Israel, apresentados dias antes do início da guerra na região.

Leia mais

publicidade

Tanque de quinta geração

O tanque é equipado com inteligência artificial, sensores especiais e câmeras que permitem uma visão 360º do campo de batalha. Segundo o Ministério da Defesa de Israel, o veículo armado promete “uma nova era” nos combates.

Chamado de Barak, o tanque de quinta geração permite que o seu operador identifique alvos tanto à frente como atrás do seu posicionamento, graças a um capacete especialmente criado para ajudar a filtrar os dados do campo de batalha.

publicidade

O tanque Barak é muito inovador – leva as nossas capacidades de manobra a outro nível e é uma expressão clara das nossas capacidades tecnológicas. Gostaria de expressar meu agradecimento aos engenheiros da Administração de Tanques e APC, às Forças Terrestres Israelenses e a todos os envolvidos no processo profissional.

Yoav Gallant, Ministro da Defesa de Israel (IMOD), em comunicado divulgado antes do ataque do Hamas

O equipamento militar também consegue se comunicar com outros veículos próximos, repassando informações e dados sobre o alvo. Os soldados dentro do tanque ainda contam com dispositivos touchscreen para ajudá-los a “utilizar aplicativos únicos”, diz o Ministério da Defesa. Não foram divulgadas mais informações sobre o que seriam esses aplicativos únicos.

O Barak também possui “capacidades avançadas de observação noturna” , e “uma nova infraestrutura de sensores ampla e confiável”, com a capacidade de analisar o terreno com mais precisão. As informações são da revista Época.

publicidade

O custo do tanque não foi divulgado, mas o valor certamente deve ser maior do que o de outro veículo semelhante, mas menos tecnológico, o Merkava 4M, que é atualmente avaliado em US$ 3,5 milhões, quase R$ 18 milhões.

Foram cinco anos de desenvolvimento do Barak. A produção em massa do veículo militar começou em setembro. O governo de Israel não especificou o número de unidades encomendadas, mas disse que espera fornecer dezenas de tanques aos militares todos os anos.

Barak e a resposta ao Hamas

  • As primeiras unidades do tanque Barak foram disponibilizadas ao exército de Israel antes do início da guerra contra o Hamas.
  • Segundo a imprensa israelense, há movimentação de vários blindados perto da Faixa de Gaza, indicando a proximidade do início de uma invasão terrestre ao local controlado pelo grupo terrorista.
  • No entanto, não há qualquer tipo de confirmação se o Barak será utilizado no ataque.