A temperatura é uma grandeza física que mede o nível de agitação das partículas dentro de um sistema, informando o aumento ou queda da quantidade de calor neste corpo. Essa medição é muito importante porque o movimento das partículas expressa uma importância inegável para fenômenos químicos e físicos, sendo uma propriedade fundamental para os estudos da matéria. A seguir, descubra mais informações sobre a temperatura e quais as principais escalas que existem para medi-la.

Leia mais:

publicidade

O que é a temperatura e como ela é calculada?

âtomo e suas partículas
Imagem ilustra um átomo e as partículas que o formam (prótons, nêutrons e elétrons) (Imagem: Reprodução/Vai Química)

O átomo é um componente presente em tudo o que há no mundo, e esta unidade detém o que chamamos de partículas: itens subatômicos localizados dentro e fora do núcleo do átomo, que podem reproduzir movimentos. Esse movimento (agitação de partículas) produz energia [cinética] e esta fonte de poder colabora para que um corpo ganhe ou perda calor (ficando frio ou quente).

Em outras palavras, a física conceitua a temperatura como uma grandeza que mede a agitação média das partículas, utilizando números para destacar se um corpo está ganhando calor ou perdendo. Um corpo que ganha calor fica quente, então as partículas se encontram bastante agitadas; mas quando perde calor, esta agitação diminui e o corpo começa a esfriar.

publicidade
Crédito: Leszek Glasner – Shutterstock

A detecção deste fenômeno é percebida e numerada por objetos chamados de “termômetros”. Estes aparelhos são projetados para perceber a mudança na temperatura de um corpo e fazem isso ao utilizar alguma das propriedades da física, como variações elétricas de uma superfície, expansão térmica de substâncias líquidas, pressão de gases, radiação, etc.

Para que um termômetro funcione, é necessário definir uma escala numérica que estipule em quais números a matéria sofre transformações. No caso da escala utilizada no Brasil, chamada de Celcius, a água congela a partir de 0 ºC e vira vapor em 100 ºC. Dessa forma, cada escala tem a sua própria numeração e expressa números diferentes para representar a mudança da matéria.

Quais as principais escalas de temperatura?

escalas de temperatura
Imagem: Reprodução/Toda Matéria
  • Escala Celsius (°C): também conhecida como escala centígrada, é uma das mais utilizadas ao redor do mundo e determina que o congelamento da água ocorre a 0 ºC e o de ebulição em 100 ºC, considerando a pressão atmosférica no nível do mar;
  • Escala Fahrenheit (°F): utilizada principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, ela define o congelamento da água em 32 ºF e a ebulição em 212 ºF;
  • Escala Kelvin (K): é bastante utilizada nas aplicações técnicas por cientistas, principalmente quando se fala do zero absoluto (temperatura mais baixa possível). Diferente das outras escalas, ela começa na temperatura equivalente ao zero absoluto (cerca de -273,15 ºC), onde não é mais perceptível a agitação das partículas. Ou seja, 0º K equivale a -273,15 ºC.