O mundo todo tem vivenciado altas de temperaturas, nos últimos dias batemos o recorde de dia mais quente da história, com média 17,01 °C, um dia depois o superamos e atingimos 17,18 °C. Apesar dessa temperatura não ser perigosa para nós, essa é apenas a média global, algumas regiões da África já atingiram 50 °C. Pensando nisso, quão quente é quente demais para os humanos?

Essa foi a pergunta que um grupo de pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, fez e respondeu em um relatório recentemente apresentado na Conferência do Centenário da SEB 2023, identificando o limite crítico superior.

publicidade

Muito trabalho foi feito na faixa de temperaturas em que diferentes espécies de animais preferem viver em termos de taxas metabólicas mínimas e, portanto, de baixo gasto de energia. Mas, estranhamente , a informação é muito menos disponível para os humanos quando se considera os limites superiores da nossa zona térmica neutra. 

Lewis Halsey, líder da pesquisa, em comunicado

Leia mais:

Limite crítico para as temperaturas

No relatório, os pesquisadores apontam que o limite crítico que podemos aguentar é entre 40 e 50 °C. Essa inflexão é a taxa metabólica de repouso, correspondente ao consumo de energia em repouso, que pode ser maior quando os indivíduos são expostos a condições sufocantes.

publicidade

Entender qual é esse limite é importante para estabelecer condições de trabalho seguras, visto os recentes aumento das temperaturas que só tendem a piorar com as mudanças climáticas.

Outros estudos estão sendo conduzidos pelos pesquisadores para entender como o aumento da temperatura pode influenciar no aumento da taxa metabólica. Eles também estão investigando como elas podem afetar o coração de pessoas em diferentes idades e grupos de condicionamento físico, isso porque durante a pesquisa foram encontradas diferenças na função cardíaca em resposta ao calor, principalmente entre homens e mulheres.

publicidade

Esta pesquisa fornece conhecimento fundamental sobre como reagimos a ambientes abaixo do ideal e como o ‘ótimo’ difere entre pessoas com características diferentes.

Lewis Halsey

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!