O influenciador digital conhecido como “Victor” – que faz uma espécie de cosplay do personagem Vector da franquia “Meu Malvado Favorito” – postou um vídeo numa rede social no qual mostra uma capinha de celular com airbag. O vídeo viralizou, mas alguns usuários contestaram se a capinha realmente existia.

Para quem tem pressa:

  • O influenciador digital “Victor” postou um vídeo mostrando uma capinha de celular com airbag, que viralizou;
  • No entanto, essa capinha é falsa, como apurado pelo jornal O Tempo, que verificou em plataformas de comércio eletrônico;
  • O vídeo utilizou técnicas de edição para criar a ilusão de que a capinha funcionava, misturando frames do celular caindo com frames do aparelho em cima do plástico inflável;
  • No final do vídeo, é possível ver a gambiarra usada por Victor: fita adesiva entre o celular e a capinha “com airbag”;
  • O estudante de engenharia Philip Frenzel realmente criou um protótipo de capinha com airbag para celulares em 2018;
  • A ideia de Frenzel foi premiada pela Sociedade Alemã de Mecatrônica, mas não chegou ao mercado.

No entanto, esse tipo de capinha para celular é fake, conforme apurado pelo jornal O Tempo. A reportagem checou em plataformas de comércio eletrônico – por exemplo: Amazon, Shopee, AliExpress e Mercado Livre.

publicidade

Leia mais:

Capinha com airbag? Fake!

O vídeo viralizou em outras redes sociais, nas quais pipocaram os questionamentos sobre o conteúdo. Veja abaixo um exemplo:

publicidade

Tanto o vídeo que o influente assiste no começo quanto a parte gravada por ele usam técnicas de edição. O objetivo é misturar gravações, mesclando frames do aparelho caindo a frames com o plástico inflável.

No caso do Victor, no final do vídeo dá para ver a gambiarra usada por ele: fita adesiva entre o celular com a capinha e o “airbag”.

publicidade

Porém…

O estudante de engenharia Philip Frenzel realmente criou, em 2018, o protótipo de uma espécie de capinha com airbag para celulares. O acessório tinha sensores que detectavam quando o aparelho estava caindo e acionava um tipo de amortecedor.

Veja abaixo um vídeo demonstrando o funcionamento da capinha:

publicidade

A ideia do jovem chegou a ser premiada pela Sociedade Alemã de Mecatrônica, mas não chegou ao mercado. Isso porque seu lançamento dependia de uma campanha de financiamento coletivo para adquirir fundos que seriam usados na produção e comercialização das primeiras unidades.