Neste sábado (14), quase um bilhão de pessoas em grande parte do continente americano assistiram à passagem da Lua entre o Sol e a Terra criando um verdadeiro espetáculo celeste: o eclipse solar anular (saiba tudo aqui).

O evento começou às 13h13 (pelo horário de Brasília), nos EUA, na região de Oregon. Depois de passar pelo canto nordeste da Califórnia, ele viajou por Nevada e Utah, para então cobrir o nordeste do Arizona e o sudoeste do Colorado, Novo México e Texas, antes de entrar no Golfo do México.

publicidade

O eclipse também passou por partes do México, América Central e Colômbia, terminando no Atlântico após atravessar todo o Brasil.

Leia mais:

publicidade

Nem todas as regiões do país puderam ver o “anel de fogo”, apenas algumas cidades do Norte e Nordeste. Mas todo mundo pôde admirar o fenômeno completo – pela internet! O Olhar Digital transmitiu o evento em tempo real. Relembre:

Confira algumas imagens internacionais do eclipse solar

Como já era de se esperar, imagens do eclipse solar anular tomaram conta das redes sociais desde o início do evento.

publicidade

A NASA publicou no X (antigo Twitter) o anel de fogo se formando em Albuquerque (Novo México).

Sombras semelhantes a luas crescentes foram projetadas pelas árvores na calçada, neste vídeo feito em Austin, no Texas.

publicidade

Conforme dito anteriormente, o primeiro lugar a ver o anel de fogo foi o estado norte-americano de Oregon. O registro a seguir mostra o auge do eclipse por lá.

https://www.instagram.com/p/CyYuG8Vpuff/

Na imagem abaixo, capturada de Utah, nos EUA, vê-se o eclipse através de um óculos de proteção próprio.

Em San Louis, no estado norte-americano de Missouri, o tempo nublado não impediu que o eclipse pudesse ser observado. O mesmo se pode dizer em relação a Boise, em Idaho.

https://twitter.com/jsahaida/status/1713243763647160784

Registros do evento no Brasil

Quem acompanhou a transmissão ao vivo do eclipse anular do Sol com o Olhar Digital, viu o início do evento pouco antes das 15h40 em Araruna, na Paraíba, onde estava acontecendo o 23º Encontro Nacional de Astronomia (Enast).

Pouco mais de uma hora mais tarde, estava completo o Anel de Fogo em Araruna, para deleite dos quase 17 mil espectadores que assistiam à transmissão naquele momento.

Veja mais imagens do eclipse solar no Brasil:

Fortaleza (CE)
Natal (RN)
Teresina (PI)
https://twitter.com/GabrielLeo78898/status/1713271855971230111
Tarauacá (AC)
Salvador (BA)
Manaus (AM)
Caruaru (PE)
Recife (PE)