Entre dezembro deste ano e março de 2024, vários cometas vão atingir o periélio (ponto mais próximo do Sol), obtendo assim máxima luminosidade. E alguns deles podem se tornar observáveis da Terra através de binóculos ou mesmo a olho nu!

Uma programação publicada pelo site Starwalk Space lista apenas os cometas com magnitude esperada para ser igual ou inferior a 10, que são corpos significativamente brilhantes e fáceis de se ver. Lembrando que quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

Note que um deles vai aparecer apenas para os observadores posicionados no Hemisfério Norte, ou seja, ele não poderá ser visto aqui do Brasil.

Cometa Nishimura registrado em setembro pelo astrofotógrafo Pepe Chambo, de Valência, na Espanha. Crédito: Twitter @PepeChambo

É importante ressaltar também que, além da lista abaixo, há chances de visões inesperadas, como aconteceu com o cometa Nishimura, que foi descoberto em agosto, poucas semanas antes de passar perto da Terra (de quem ele só vai se aproximar de novo daqui a 432 anos).

Próximos cometas observáveis da Terra

144P/Kushida

• Periélio: 25 de janeiro de 2024 (mag. de 9,0)
  • Aproximação mais estreita da Terra: 12 de dezembro (mag. de 9,3)
  • Observável de ambos os hemisférios
  • Previsão de visibilidade: embora o cometa vá atingir seu brilho máximo apenas em 2024, ele se tornará observável com binóculos grandes e telescópios pequenos desde o fim de 2023.
  • Descrição: 144P/Kushida é um cometa de curta duração descoberto em 8 de janeiro de 1994 por Yoshio Kushida no Observatório da Base Sul de Yatsugatake, no Japão. Seu período orbital (7,6 anos) é bastante curto em comparação aos de outros cometas.

62P/Tsuchinshan

• Periélio: 24 de dezembro (mag. de 7,2)
  • Aproximação mais estreita da Terra: 30 de janeiro de 2024 (mag. de 7,7)
  • Observável apenas do Hemisfério Norte
  • Previsão de visibilidade: no periélio, o cometa estará bem posicionado no céu para observações. Pode se tornar brilhante o suficiente para ser visto através de binóculos.
  • Descrição: 62P/Tsuchinshan é um cometa de curto período descoberto em 1º de janeiro de 1965, no Observatório Astronômico de Zijinshan, em Nanquim, na China. Seu período orbital (6,4 anos) é relativamente curto em comparação aos de outros cometas.

C/2021 S3 (PanSTARRS)

• Periélio: 14 de fevereiro de 2024 (mag. de 7,8)
  • Aproximação mais estreita da Terra: 14 de março de 2024 (mag. de 7,9)
  • Observável do Hemisfério Sul (antes do periélio) e do Hemisfério Norte (depois do periélio)
  • Previsão de visibilidade: embora o cometa vá atingir o periélio apenas em 2024, ele poderá ficar mais luminoso, até a magnitude 9, desde o fim de 2023. Nesse caso, pode ser observável com telescópios pequenos.
  • Descrição: C/2021 S3 (PanSTARRS) é um cometa de curto período descoberto em 24 de setembro de 2021 pelo telescópio Pan-STARRS 2 no Observatório de Haleakala, no Havaí, nos EUA.

Aplicativos podem ajudar

Por serem corpos celestes fracos e difusos, os cometas são difíceis de detectar. Sendo assim, é melhor saber a localização exata desses objetos quando se pretende observá-los.

Alguns aplicativos podem dar uma forcinha nesse sentido. Um exemplo é o Sky Tonight, que ajuda o usuário a encontrar rapidamente qualquer cometa brilhante no céu.

O aplicativo Sky Tonight tem uma ferramenta de localização de cometas. Crédito: Vito Technology/Divulgação

Passo a passo:

• Baixe o Sky Tonight na loja de aplicativos do seu smartphone ou tablet;
  • Toque no ícone da lupa na parte inferior da tela;
  • No campo de Pesquisa, insira o nome do cometa (por exemplo, “Nishimura”);
  • Encontre o cometa nos resultados da pesquisa e toque no ícone de alvo azul ao lado do nome;
  • O aplicativo mostrará a localização atual do cometa no céu;
  • Para encontrá-lo, aponte seu dispositivo para o céu e siga a seta branca.