A Citroën apresentou a nova versão elétrica do famoso hatch C3 para 2024. O novo e-C3 chega ao mercado europeu com preço “camarada” e terá um modelo mais básico e barato em 2025, revela a marca francesa.
Como é o novo e-C3 2024
Baseado na plataforma Smart Car da Stellantis, o modelo chega com uma linguagem de design completamente nova em relação ao modelo anterior. O que antes era um hatchback mais tradicional, evoluiu para quase um mini SUV. A linha mais alta do teto, por exemplo, deixou a cabine mais espaçosa.
- As mudanças mais importantes, no entanto, estão no trem de força.
- A potência vem de um motor elétrico de 113 cavalos montado no eixo dianteiro, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos.
- O 2024 e-C3 usa uma bateria de lítio ferro fosfato (LFP) com 44 quilowatts-hora de capacidade, o suficiente para percorrer 320 quilômetros por carga pelo ciclo WLTP.
- Carregar a bateria de 20 a 80% em um carregador de 7 quilowatts leva cerca de quatro horas. Em uma estação de carregamento rápido DC de 100 kW, o tempo cai para menos de 30 minutos, diz a Citroën.

Leia mais:
- Rival do Kwid E-Tech? Citroën C3 elétrico é revelado e pode vir para o Brasil
- Citroën exibe carro elétrico feito de papelão em Paris
- Por que os carros são tão caros no Brasil?
O novo e-C3 em dois níveis de acabamento: You e Max. O modelo básico apresentando faróis de LED, sistema de frenagem de emergência, head-up display, espelhos laterais elétricos, sensores de estacionamento traseiros e controle de cruzeiro.
Já o Max adiciona itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, pintura externa em dois tons, limpadores automáticos, espelhos laterais aquecidos e dobráveis, controle de temperatura automático e carregador sem fio.
Preço e disponibilidade
O preço inicial do e-C3 2024 é de 23.300 euros (R$ 124 mil na cotação atual). Em 2025, a Citroën também lançará um modelo com uma bateria menor e um preço de cerca de 19.990 euros (R$ 106 mil), tornando o modelo um dos veículos elétricos mais acessíveis da Europa.