Se você curte ficção científica e está em busca de filmes e séries que exploram avanços tecnológicos, cenários futuros e incitam discussões sobre o futuro de nossa sociedade, o Amazon Prime Video oferece uma seleção de títulos bem atrativos. 

Com uma variedade de opções interessantes, resolvemos listar 8 filmes e séries de ficção científica presentes no catálogo da Amazon Prime Video para você assistir.

publicidade

The Expanse

“The Expanse” (2015 – 2022) / Crédito: Amazon Prime Video (divulgação)

Baseado no livro de mesmo nome, “The Expanse” é uma das séries de ficção científica mais aclamadas pela crítica nos últimos anos. A trama se passa em um futuro no qual a humanidade colonizou o sistema solar. A história gira em torno de uma conspiração que ameaça a paz nessa civilização expandida. 

A série se foca na disputa política entre grupos na Terra, Marte e o Cinturão de Asteroides. A produção elogios do público e da crítica pelos seus personagens, sua produção visual e seu enredo bem construído e desenvolvido.

publicidade

The Twilight Zone (2019)

“The Twilight Zone” (2019 – presente) / Crédito: CBS All Access (divulgação)

Uma reimaginação da série de televisão clássica de mesmo. “The Twilight Zone” é uma produção desenvolvida por Jordan Peele (o diretor de filmes como “Corra”, “Nós”, “Não! Não Olhe!”), Simon Kinberg e Marco Ramirez, lançado em 2019.

Esta é uma nova versão para a lendária série conhecida no Brasil como “Além da Imaginação”, que foi ao ar originalmente nas décadas de 1950 e 1960. 

publicidade

Essa versão de 2019 é uma série de antologia nos moldes de “Black Mirror”. Apresentando episódios independentes com histórias de ficção científica, horror e fantasia, cada um explorando temas e conceitos estranhos e surreais.

O Homem do Castelo Alto

“O Homem do Castelo Alto” (“The Man in the High Castle”, 2015 – 2019) / Crédito: Amazon Prime Video (divulgação)

Baseado no livro homônimo de Philip K. Dick, um dos escritores de ficção científica mais importantes da história, “O Homem do Castelo Alto” é uma série de ficção científica distópica. 

publicidade

A trama apresenta uma versão alternativa da história da Segunda Guerra Mundial, onde as potências do Eixo – Alemanha Nazista e Japão Imperial – emergiram vitoriosas na Segunda Guerra Mundial, resultando na divisão dos Estados Unidos em zonas de ocupação alemã e japonesa.

Produção original da Amazon, a série foi encerrada com quatro temporadas.

Upload: Realidade Virtual

“Upload: Realidade Virtual” (“Upload”, 2020 – presente) / Crédito: Amazon Prime Video (divulgação)

Com uma premissa bastante interessante, “Upload: Realidade Virtual” é uma série original da Amazon que mistura ficção científica com comédia.

A história se passa em 2033, onde as pessoas podem fazer o upload de suas consciências para uma realidade virtual após a morte. A série segue o protagonista Nathan, um programador que morre de forma prematura e tem o upload de sua consciência carregada em um resort virtual de luxo.

Contos do Loop

“Contos do Loop” (“Tales from the Loop”, 2020) / Crédito: Amazon Prime Video (divulgação)

Com apenas 1 temporada de 8 episódios, “Contos do Loop” é uma ficção científica original da Amazon ideal para quem gosta do gênero e quer algo mais relaxante para assistir. A produção é baseada nas obras de arte do ilustrador sueco Simon Stålenhag. A série apresenta uma atmosfera amena, cadenciada e introspectiva, assim como momentos emocionantes e afetivos.

O enredo se passa em uma cidade fictícia onde um laboratório subterrâneo, conhecido como “The Loop,” realiza experimentos misteriosos que afetam a vida das pessoas locais. Cada episódio conta com uma história nova, acompanhando a vida dos personagens que têm alguma ligação com o Loop. O elenco conta com nomes como Rebecca Hall, Paul Schneider e Jonathan Pryce.

Enigma do Poder

“Enigma do Poder” (“New Rose Hotel”, 1998) / Crédito: Pressman Film (divulgação)

Filme intrigante dirigido por Abel Ferrara, baseado em um conto homônimo (o nome original das duas obras é “New Rose Hotel”) escrito por William Gibson, renomado autor de ficção científica conhecido por suas obras cyberpunk. 

Com um enredo que trata de temas como conspiração e espionagem corporacionais, e como as tecnologias modificam a percepção da realidade, o longa é situado em um futuro próximo e incerto. 

No enredo, X (Willem Dafoe) e Fox (Christopher Walken), dois agentes corporativos, buscam persuadir um cientista a trocar de empresa. Eles usam a garota de programa Sandii (Asia Argento) como intermediária. No entanto, as coisas não saem como planejado, revelando uma teia de mentiras e traições.

A Vastidão da Noite

“A Vastidão da Noite” (“The Vast of Night”, 2019)” / Crédito: Amazon Studios (divulgação)

Filme independente de ficção científica elogiado pela crítica. Com uma atmosfera intimista e uma trama cheia de mistérios, esse filme se diferencia das produções de ficção científicas americanas contemporâneas.

O filme se passa nos anos 1950 em uma pequena cidade do Novo México. Uma operadora telefônica (Sierra McCormick) e um radialista local (Jake Horowitz) tentam descobrir a origem de uma estranha frequência de rádio que está interferindo nas transmissões locais. 

À medida que a investigação avança, eventos misteriosos que envolvem não só a sua cidade, mas todo o país, vêm à tona. Bem como a possibilidade da existência de OVNIs e abduções alienígenas.

Caixa Preta

“Caixa Preta” (“Black Box”, 2020) / Crédito: Amazon Studios (divulgação)

Mistura ficção científica e terror psicológico, Caixa Preta faz parte de uma série de filmes de antologia de terror produzidos pela Blumhouse Productions e a Amazon Studios intitulado “Welcome to the Blumhouse”.

O filme segue a história de um pai solteiro (Mamoudou Athie) que perdeu a memória em um acidente de carro que resultou na morte de sua esposa. Depois de uma série de problemas devido a sua condição, ele recorre a uma terapia experimental que envolve o uso de uma caixa de regressão de memória. 

No entanto, à medida que mergulha mais fundo nessa experiência, segredos sombrios de seu passado começam a emergir.