Tesla lança recurso que emite alertas de sonolência para motoristas

Sistema da Tesla usa a câmera da cabine para monitorar as condições do motorista, emitindo alertas em caso de sonolência
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 18/10/2023 17h01
Fachada de fábrica da Tesla
Imagem: Reprodução/Bloomberg
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os motoristas de veículos da Tesla contarão com um novo recurso. O “Driver Drowsiness Warning” (ou aviso de sonolência do motorista, em português) aproveita a câmera da cabine para monitorar as condições do motorista. O sistema é capaz de verificar sinais faciais e padrões de direção que possam indicar sonolência, emitindo alertas para os condutores.

Leia mais

Aviso de sonolência do motorista

Segundo a Tesla, o novo recurso foi “concebido para notificar os condutores que parecem estar sonolentos, monitorizando as características faciais do condutor, bem como o comportamento de condução, para determinar padrões indicativos de sonolência”.

A ferramenta já começou a aparecer no manual do proprietário europeu da Tesla. No entanto, o recurso ainda não consta em documentos da empresa para proprietários de veículos dos Estados Unidos.

De acordo com a fabricante de carros elétricos, o “Driver Drowsiness Warning” só é ativado ao dirigir acima de 65 km/h por pelo menos 10 minutos com o piloto automático desativado. O recurso é opcional e pode ser desativado, mas, segundo a Tesla, é automaticamente reativado a cada ciclo de direção.

A empresa não é a primeira a lançar uma tecnologia de monitoramento de alerta do motorista. A Mercedes-Benz usa um recurso bastante parecido há quase uma década. As informações são da Electrek.

Tesla
(Imagem: Sheila Fitzgerald / Shutterstock)

Tesla estava sendo pressionada para anunciar novidades no monitoramento dos condutores

  • O lançamento do recurso acontece após anos de críticas contra a Tesla por não priorizar o monitoramento dos motoristas dos veículos com seus recursos avançados de assistência como o Autopilot e o Full Self-Driving.
  • Durante muito tempo, a empresa só foi capaz de detectar toques no volante.
  • Essa ainda é a principal forma da montadora de realizar o monitoramento dos condutores, mas agora as câmeras instaladas na cabine passam a ganhar mais importância.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.