A Administração Nacional de Segurança Rodoviária e Tráfego (NHSTA), regulador automotivo dos EUA, anunciou nesta terça-feira (17) que a Tesla fará o recall de 54.676 veículos Model X fabricados entre 2021-2023. De acordo com a Reuters, o órgão explicou que o lote do modelo está apresentando nível baixo de fluido de freio e falhas em exibir a luz de advertência. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • Segundo a NHSTA, os problemas não são visíveis para o condutor e comprometem a segurança, por isso o recall de todos os Model X fabricados de 2021 a 2023 foi recomendado; 
  • O procedimento de recall é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante quando ocorre a descoberta de problemas relativos à segurança do produto; 
  • Por ora, a Tesla não tem conhecimento de quaisquer acidentes, ferimentos ou mortes que possam estar relacionados a condição até 10 de outubro. 

Leia mais! 

A Tesla lançou uma atualização de software over-the-air (OTA), gratuita, para corrigir o problema, pontuou a NHSTA, mas a fabricante de Elon Musk ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso. 

publicidade

Essa não é, nem de longe, a primeira vez que o regulador automotivo dos EUA solicita um recall em EVs da Tesla. Em agosto, o órgão abriu uma investigação sobre 280 mil novos veículos Model 3 e Model Y devido a relatos de perda de controle da direção hidráulica. 

Em 2022, 30 mil Model X também passaram por uma revisão por falha no sistema de airbag. 

publicidade

Em uma das mais recentes solicitações já feitas pela Tesla, a montadora descobriu uma falha perigosa nos sistemas de aceleração e frenagem de certos modelos fabricados tanto nos EUA quanto no exterior, o que resultou no recall de 1,1 milhão de veículos. A ordem para essa correção veio inicialmente do regulador da China. Saiba mais aqui!