O ChatGPT é a ferramenta de IA generativa mais popular do momento e acaba de chegar a mais uma marca de automóveis. Depois da Mercedes-Benz, é a vez da francesa DS Automobiles integrar o chatbot da OpenAI.

Apresentado pela montadora do grupo Stellantis como “uma revolução” no meio automotivo, é a primeira vez que o ChatGPT chega aos carros na Europa — a Mercedes testou o recurso apenas nos EUA.

Leia mais:

O que você precisa saber

  • A ferramenta funcionará em modelos da DS com reconhecimento de voz e equipados com o software Iris System, são eles o DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9.
  • A integração será oferecida sem custos adicionais para 20 mil proprietários.
  • Assim como a Mercedes, a DS iniciará um programa piloto de testes com duração de seis meses.
  • A notícia foi confirmada esta semana pela empresa.
Imagem: Divulgação

Desde que o ChatGPT está disponível, trabalhamos para integrá-lo aos nossos próprios sistemas. E temos o prazer de ser os primeiros a oferecer esta inovação na Europa

Yves Bonnefont, diretor de software da Stellantis

Como o ChatGPT funcionará no carro

  • A integração com o ChatGPT permitirá aos utilizadores desfrutar de um novo assistente digital “turbinado”, diz a DS, garantindo acesso a informações úteis e complementando tarefas. 
  • Para acioná-lo, basta iniciar uma interação por meio do comando de voz “Ok Iris” ou pressionar o botão dedicado do Iris System no volante.
  • O sistema poderá usar os recursos do chatbot para preparar roteiros de viagem, fornecer informações sobre um tema preferido (futebol, gastronomia, cinema) e mais, oferecendo “uma dimensão nova de interação entre condutor e veículo”, afirma a montadora.

A funcionalidade é ativada remotamente através da loja online de serviços da DS e funcionará na França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália nos idiomas locais. A inscrição no programa de teste valerá para quem ativou o Iris System de 19 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.