Itália aprova viagens com “carros voadores”; conheça o modelo

A Jetson conseguiu duas certificações: uma para que pilotos voem na aeronave e outra para voos não tripulados
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 20/10/2023 03h20
Jetson
(Imagem: Divulgação/ Jetson)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Jetson, startup de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que obteve duas autorizações de voo na Itália que permitirão viagens de suas aeronaves, ainda em pré-produção no país, conforme reportou o Electrek. Esses modelos são conhecidos como “carros voadores”.

O Aero Club d’Italia (AeCI) emitiu o primeiro certificado de registro para um eVTOL ultraleve recreativo. Isso permite que pilotos licenciados voem nas aeronaves de pré-produção Jetson ONE. O registro I-X078 foi recebido em 5 de outubro de 2023. Jetson agora faz parte da história da aviação, não apenas na Itália, mas globalmente, já que o primeiro voo nos EUA foi realizado no mesmo dia.

Jetson, em comunicado.

Leia mais:

Jetson 2
eVTOL One, da Jetson. (Imagem: Divulgação/ Jetson)

Além da certificação para voos com veículos ultraleves de pré-produção, a empresa também recebeu uma autorização operacional da Autoridade Italiana de Aviação (ENAC) que permite voos não tripulados de forma remota com seu eVTOL Jetson One. Segundo a startup, esses voos sem piloto possibilitarão “acelerar os testes e a validação do produto”.

O One eVTOL já passa de 300 vendas, segundo a startup. Cada carro aéreo é vendido por US$98 mil, quase R$500 mil na cotação atual.

A autorização operacional nos permite expandir gradativamente o envelope de voo do Jetson ONE, tudo isso sem expor o piloto de testes a riscos potenciais quando exploramos os limites do veículo. Como empresa, a segurança é a nossa prioridade número 1 e esta autorização é um grande facilitador. A nossa equipe de aeronavegabilidade e conformidade trabalhou rigorosamente com as autoridades italianas para obter estes novos marcos.

Stephan D’haene, CEO da Jetson.
jETSON
eVTOL One da Jetson. (Imagem: Divulgação/ Jetson)

Como lembra o Electrek, as autorizações seguem a mudança das operações da Jetson para a Itália após a empresa decidir transferir suas operações da Polônia. 

A unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção da empresa está localizada na cidade de Arezzo, Toscana. A sede da startup está em um campo de aviação ao sul de Florença.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.