Tesla estaria mentindo sobre autonomia de carros elétricos, diz investigação

Em documentos regulatórios, a Tesla citou intimações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a autonomia de veículos e diferentes tecnologias
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 23/10/2023 16h48, atualizada em 24/10/2023 21h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) está investigando a Tesla sobre informações prestadas pela montadora em relação às tecnologias de assistência ao motorista de seus carros.

Resumo

  • A Tesla disse em documento regulatório que recebeu intimações do DOJ sobre a tecnologia de piloto automático e recursos de Full Self-Driving (direção autônoma), informou a Reuters;
  • Além disso, as solicitações incluem informações sobre “benefícios pessoais, partes relacionadas, alcance dos veículos” e mais;
  • As informações seguem diversas reclamações de clientes que alegavam que seus veículos não atingiam a autonomia prometida pela Tesla.
  • Anteriormente, a Reuters divulgou diversas reclamações de clientes que esperavam um desempenho com base nas estimativas anunciadas pela empresa — alguns veículos alcançavam apenas metade da quilometragem prometida.

Leia mais:

Para manipular as estimativas de autonomia, a Tesla supostamente criou um software que alterava os números. Como relatou o The Verge, isso fez com que milhares de clientes procurassem por consultas de serviço para descobrir o que havia de errado com seus veículos. Mas, como os carros não apresentavam defeitos, a Tesla cancelou todos os agendamentos.

A Car and Driven, revista de automobilismo especializada em testes, divulgou um relatório mostrando que as estimativas de autonomia dos veículos da Tesla estão fora da realidade:

A Tesla busca um número impressionante para seus adesivos de janela e acaba retornando resultados do mundo real que estão, em média, duas vezes mais distantes do valor do rótulo do que a maioria dos EVs.

Relatório da Car and Driven.

Um vazamento de informações internas da Tesla divulgado neste ano pelo jornal alemão Handelsblatt revelou milhares de reclamações de clientes a respeito dos recursos de piloto automático nos últimos anos. 

Conforme os dados vistos pelo jornal, as informações internas contavam com mais de 2.400 reclamações sobre problemas de autoaceleração e 1.500 problemas de frenagem.

Ainda nesse ano, uma ação coletiva movida por proprietários de veículos elétricos da Tesla acusou a empresa de ter feito propaganda enganosa sobre a autonomia dos automóveis.

Os três autores do processo alegam que seus carros Tesla não alcançaram a estimativa de autonomia anunciada e que suas reclamações foram ignoradas.

Outra investigação em cima da Tesla é conduzida pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA por acidentes envolvendo carros elétricos da montadora que atingiram veículos de emergência parados nas ruas.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.