A Wisk Aero, da Boeing, realizou esta semana os primeiros voos públicos do seu táxi aéreo elétrico, também chamado de eVTOL. Segundo informações do Electrek, o feito aconteceu em Los Angeles, no Aeroporto de Long Beach, marcando o 100º aniversário do local de pouso e decolagem de aeronaves. 

Para quem tem pressa: 

Vídeo relacionado

  • A Wisk Aero realizou os primeiros voos do seu táxi elétrico em Los Angeles esta semana; 
  • O potencial por trás da aeronave de quinta geração resultou no investimento da Boeing — no início deste ano, a Wisk tornou-se uma subsidiária integral da gigante aeroespacial; 
  • Com o voo, a Wisk ganhou o título de primeira empresa de táxi aéreo de decolagem e pouso vertical (eVTOL) a realizar voos de teste na área metropolitana de Los Angeles; 
  • A estreia na região parte de uma parceria com Long Beach por meio da Long Beach Economic Partnership (LBEP), feita em 2022. 

Leia mais! 

A demonstração de voo com o táxi aéreo ocorreu durante o Festival de Voo de Long Beach. O evento, que discutiu o futuro da Mobilidade Aérea Avançada (AAM) na região, permitiu à empresa realizar um voo autônomo ao lado de outras companhias aéreas de passageiros, imitando uma situação complexa e real. 

publicidade
Imagem: Wisk Aero/Boeing

Assista abaixo ao vídeo: 

Estou orgulhoso de ver o futuro da aviação se tornando uma realidade em Long Beach. [A parceria com Wisk e Boeing] criará bons empregos e integrará uma opção de transporte segura, silenciosa e ambientalmente responsável em Long Beach. 

Rex Richardson, prefeito de Long Beach. 

Vale lembrar que a Wisk Aero já está desenvolvendo sua aeronave de 6ª geração. Totalmente elétrica, espera-se que ela tenha capacidade para quatro pessoas, mais bagagem, 90 milhas (144,84 km) de alcance, capacidade autônoma e um tempo de carga de 15 minutos. 

publicidade

Os eVTOLs seguem avançando no mercado de veículos. Recentemente, a Archer Aviation, uma das empresas mais conhecidas no ramo de eVTOLs, também definiu onde irá voar primeiro. Veja!