Pouco mais de um ano após anunciar um plano ambicioso para desenvolver uma linha de veículos elétricos mais acessíveis, a General Motors e a Honda comunicaram que estão desfazendo parte do acordo. Segundo a Bloomberg, as montadoras justificaram a decisão explicando que o projeto “seria difícil como negócio”.
O que você precisa saber:
- Anunciado em abril de 2022, o plano das fabricantes era construir uma série de EVs mais baratos na plataforma EV flexível da GM com suas baterias da marca Ultium;
- A meta era começar a produção de “milhões” destes veículos até 2027;
- Vale destacar que a GM e a Honda não estão abandonando completamente a parceria. As empresas devem continuar trabalhando no Honda Prologue, primeiro EV de longo alcance da empresa japonesa.
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Depois de estudar isso por um ano, decidimos que isso seria difícil como negócio, então, no momento, estamos encerrando o desenvolvimento de um EV acessível.
Toshihiro Mibe, CEO da Honda, em entrevista à Bloomberg.
Via e-mail, a GM também confirmou à agência de notícias o de parte do projeto.
Após extensos estudos e análises, chegamos à decisão mútua de descontinuar o programa. Cada empresa continua comprometida com a acessibilidade no mercado de EV.
Sanaz Marbley, porta-voz da GM, à Bloomberg.

O plano era que os EVs GM/Honda custassem abaixo do próximo Chevy Equinox EV 2024, que a GM disse que comercializaria a partir de US$ 30 mil. As empresas não detalharam se o projeto pode voltar a ser considerado no futuro.
Este não é o único EV no qual a Honda e a GM atuam de forma conjunta. Além do Honda Prologue, que será lançado no próximo ano no mercado norte-americano, as empresas investem também na Cruise, operadora de carros autônomos subsidiária integral da GM.
Juntas, elas desenvolveram o Cruise Origin, EV sem motorista que deve estrear nos EUA ano que vem e em 2026 no Japão — a Honda anunciou em 2018 que investiria US$ 2 bilhões na Cruise ao longo de 12 anos.