A Toyota revelou nesta quarta-feira (25), durante o Japan Mobility Show, um novo veículo-conceito com autonomia de 1.000 km. Chamado de Lexus LF-ZC, o carro faz parte da divisão BEV de luxo da montadora e deve ser lançado oficialmente em 2026. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Segundo a Reuters, o novo veículo é parte da estratégia da montadora japonesa para EVs dependentes de tecnologia avançada de bateria; 
  • O conceito BEV LF-ZC usa baterias “prismáticas de alto desempenho” que alcançam cerca de duas vezes o alcance dos EVs convencionais — ou cerca de 1.000 quilômetros (620 milhas); 
  • Ele também ostenta um cockpit amplo e usa IA avançada, a qual a Toyota apelidou de “Butler” — o sistema consegue identificar preferências que os motoristas podem não ter consciência. 

Leia mais! 

A chave para alcançar esses avanços é a minimização e redução de peças em todas as áreas, incluindo baterias menores e mais eficientes, com mais potência e maior alcance. 

Simon Humphries, diretor de marca da Toyota, em coletiva de imprensa. 

O conceito LF-ZC (Lexus Future Zero-emission Catalyst) apresentado hoje faz parte da próxima geração da linha Lexus BEV, com lançamento previsto para 2026. Como o nome sugere, o modelo constitui o catalisador para novas experiências no setor elétrico, incluindo dinâmica de condução elevada, design descomprometido e novos serviços exclusivos — o epítome da promessa da marca Lexus de criar automóveis que enriqueçam a vida dos clientes mais exigentes.

Toyota em comunicado oficial.

Vale lembrar que a Toyota, montadora que mais vende carros no mundo, anunciou em junho deste ano planos ambiciosos para a otimização de bateria de veículos elétricos com bateria. A japonesa antecipou, por exemplo, o lançamento da próxima geração de baterias de íons de lítio que oferecem autonomias mais longas e carregamento mais rápido. 

publicidade

A empresa destacou também ter alcançado um “avanço” na superação de problemas previamente identificados com a durabilidade das baterias de estado sólido. O objetivo da Toyota é vender veículos movidos por baterias de estado sólido até 2027 ou 2028.  

As baterias de estado sólido são consideradas uma “virada de jogo” para a indústria devido ao seu alcance e alto desempenho. 

publicidade

Entre outros planos da montadora, está a meta de vender globalmente apenas veículos elétricos a bateria da marca de luxo Lexus até 2035. 

Mais novidades Toyota 

Além do novo Lexus LF-ZC, a Toyota anunciou também durante o evento o conceito Land Cruiser Se, o primeiro modelo totalmente elétrico da linha, e a futura picape elétrica EPU. Veja detalhes aqui