Expedição confirma existência de lago de lava em vulcão na Antártida

Descoberta é a oitava do tipo na Terra e irá contribuir para estudo vulcanológico
Rodrigo Mozelli25/10/2023 23h37
ilha_saunders
Ilha Saunders (Imagem: Giedriius/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas confirmaram a existência de um lago de lava em vulcão localizado em ilha desabitada perto da Antártida. Satélites da NASA detectaram anomalia térmica em 2001, mas somente agora puderam confirmar a presença do lago de lava por meio de expedição ao topo do Monte Michael, um vulcão na Ilha Saunders, nas Ilhas Sandwich do Sul.

Os lagos de lava são importantes para o estudo de processos vulcânicos e são considerados laboratórios naturais. A missão tinha como objetivo coletar dados para melhorar os modelos de atividade vulcânica.

Leia mais:

Segundo informa o Live Science, a equipe da expedição enfrentou uma série de desafios, desde navegação em mares agitados até a escalada do Monte Michael. No entanto, eles foram recompensados com a visão espetacular do vulcão ao chegarem à ilha.

Descoberta do lago de lava

  • Após alcançar o cume, a equipe finalmente conseguiu visualizar a cratera do Monte Michael e acabou por descobrir o oitavo lago de lava conhecido na Terra;
  • A descoberta ajudará os cientistas a melhorar os modelos de vulcanologia e a desenvolver instrumentos de medição mais precisos;
  • A equipe espera instalar estações de monitoramento permanentes no local para coletar dados e enviar por satélite;
  • Essas informações auxiliarão no estudo dos processos vulcânicos e no monitoramento da atividade do vulcão.

“Os lagos de lava são um dos melhores laboratórios naturais que temos para estudar os processos vulcânicos”, disse Emma Nicholson, vulcanóloga e professora associada de ciências da Terra na University College London que participou da expedição, ao WordsSideKick.com. “Os lagos de lava não são permanentes; são geologicamente transitórios, por isso, quando descobrimos novo laboratório, temos de aproveitá-lo o mais rapidamente possível.”

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.