Durante a teleconferência de divulgação de resultados do terceiro trimestre de 2023, o Google voltou a citar seus planos para experimentar novos formatos de anúncios personalizados com sua ferramenta Search Generative Experience (SGE), que utiliza IA para apresentar resultados aprimorados.

Na apresentação, Sundar Pichai, CEO da Alphabet, controladora do Google, declarou que a empresa quer garantir que o SGE funcione bem enquanto ele é lançado. O executivo disse que recurso já está gerando valor para o ecossistema de pesquisa e que os “anúncios vão bem”.

Sempre trabalhamos nessas transições, seja do desktop para o dispositivo móvel, ou do dispositivo móvel para uma experiência aprimorada por IA. E, portanto, não é nada novo, e me sinto muito confortável porque, à medida que avançamos nisso, nossas equipes se esforçam — tanto no lado orgânico quanto no lado publicitário — para proporcionar a experiência certa para os usuários, incluindo anúncios.

Sundar Pichai, CEO da Alphabet.

Leia mais:

Anúncios exibidos em pesquisa Google
Anúncios exibidos junto dos resultados de pesquisa. (Imagem: Divulgação/ Google)

Pichai também disse que a empresa está testando novos formatos para o SGE e mudanças no seu funcionamento, então é provável que essas novidades comecem a aparecer nos próximos meses, como observou o The Verge.

publicidade

O diretor de negócios do Google, Philipp Schindler disse que a empresa vê a importância da ferramenta apresentar mais oportunidades aos anunciantes de “alcançar clientes em potencial ao longo de suas jornadas de pesquisa”.

Saiba mais sobre os anúncios no SGE

A experiência de anúncios em pesquisa baseada em IA da gigante das buscas foi apresentada durante o Google I/O, conferência de desenvolvedores.

A empresa nomeou a novidade como “Search Generative Experience” (SGE). A ideia é mudar a forma como os anunciantes alcançam seus consumidores.

Como reportou o TechCrunch, a pesquisa por SGE já exibe anúncios em desktops (computadores) e dispositivos móveis. A novidade, ainda em fase de testes, foi disponibilizada inicialmente para os EUA e, em agosto, chegou para Japão e Índia.

Usando a IA do Google, quando o usuário buscar por um item que deseja comprar, o SGE apresentará os anúncios acompanhados de dicas para escolher o produto ideal.

O Google divulgou um GIF exemplificando como o usuário poderá obter resultados mais relevantes:

  • Com a pesquisa “atividades ao ar livre para fazer em Mauai”, o mecanismo apresenta alguns links patrocinados produzidos pelo SGE;
  • A partir da pesquisa, também é apresentada a opção “Pergunte a um acompanhante”, que tem um formato semelhante a um chatbot;
  • Usando a opção, o GIF simula outra pesquisa: “mochilas de caminhada para crianças”. Os resultados apresentam uma lista de mochilas descritas como links patrocinados e uma breve descrição dos produtos.