A gigante provedora de serviços de software e consultoria em TI, IBM, reportou no terceiro trimestre uma receita e lucro que superaram as expectativas de Wall Street, impulsionada pela demanda estável por suas soluções de software. As ações da empresa com sede em Armonk, Nova York, subiram 2% nas negociações após o fechamento.

A IBM, assim como o restante da indústria de serviços de TI, está operando em um ambiente macroeconômico desafiador que tem gerado uma maior restrição nos orçamentos dos clientes.

publicidade

Leia mais:

Enquanto concorrentes como a Accenture destacaram uma fraqueza crescente nas negociações de consultoria, o diretor financeiro da IBM, James Kavanaugh, disse à Reuters que a empresa conquistou uma parcela de mercado nesse segmento. Os clientes continuaram a reduzir projetos discricionários, uma tendência que se manteve inalterada nos últimos trimestres, afirmou Kavanaugh.

publicidade

A IBM reiterou sua meta anual de crescimento de receita e geração de fluxo de caixa livre. A receita em seu segmento de software, que agora inclui a recém-adquirida fabricante de software de orçamento de TI, Apptio, subiu quase 8%, excluindo o impacto de um dólar forte.

A empresa centenária, que gera mais da metade de sua receita fora dos Estados Unidos, disse que um dólar forte durante os três meses encerrados em 30 de setembro prejudicou sua receita trimestral em cerca de US$ 250 milhões a mais do que o esperado anteriormente.

publicidade

A receita da IBM no terceiro trimestre subiu cerca de 5% para US$ 14,8 bilhões, em comparação com uma estimativa de US$ 14,73 bilhões, de acordo com dados da LSEG. O lucro ajustado por ação no trimestre de US$ 2,20 também superou as estimativas.

IA impulsiona ganhos da IBM

  • Kavanaugh também revelou que a IBM registrou “centenas de milhões de dólares” em vendas ou reservas de inteligência artificial generativa no terceiro trimestre, com clientes incluindo a empresa de contabilidade Ernst & Young e o Truist Bank.
  • A IBM começou a fornecer aplicativos de IA para empresas anos antes da popularização da IA generativa.
  • A empresa afirmou que está vendo um forte interesse por seus serviços de software e consultoria de “milhares de clientes” que desejam incorporar a tecnologia em suas operações.
  • “A empresa fez um trabalho fantástico em se adaptar às necessidades do mercado, tanto nos segmentos de IA quanto de nuvem,” disse o analista Thomas Monteiro da Investing.com à Reuters.