The Beatles: música feita com IA será lançada semana que vem

Nova música dos The Beatles tem a voz original de John Lennon e será lançada junto com um documentário sobre a produção
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 26/10/2023 18h19
THE BEATLES: GET BACK
Ringo Starr, Paul McCartney, John Lennon, and George Harrison in THE BEATLES: GET BACK. Photo courtesy of Apple Corps Ltd.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O documentário “The Beatles: Get Back”, disponível no Disney+, só foi possível porque o diretor Peter Jackson usou uma tecnologia de aprendizagem de máquina e IA para isolar a voz de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em filmagens antigas.

A mesma tecnologia é a responsável por revitalizar uma gravação de uma demo antiga de Lennon e possibilitar o lançamento da última música do grupo na formação original, “Now and Then”.

Leia mais:

IA vs. The Beatles

  • De acordo com o site The Verge, no documentário de 2021, Peter Jackson se uniu à WingNut Films para, junto da tecnologia de IA, isolar as vozes dos quatro e criar o filme.
  • Agora, a mesma técnica foi usada com “Now and Then”: a empresa usou uma faixa inacabada gravada como uma demo na década de 1970 e a trouxe para os dias de hoje usando IA para isolar a voz da banda.
  • A faixa foi anunciada através de um comunicado como “a última música dos Beatles” e será lançada em 2 de novembro. Além da versão digital, a música também estará disponível em um single de vinil duplo, acompanhada da primeira faixa do grupo, “Love Me Do”.
  • A canção ainda terá de um documentário de 12 minutos sobre a sua produção, dirigido por Oliver Murray e intitulado “Now and Then – The Last Beatles Song” (“Now and Then – a última canção dos Beatles”). Este chega no dia 1 de novembro.
  • O videoclipe será lançado após a faixa, no dia 3 de novembro.

O que os integrantes disseram

Paul McCartney, um dos quatro integrantes da banda, afirmou que ficou “bastante emocionado” ao ouvir a voz de John Lennon em 2023, ainda mais em “uma gravação genuína dos Beatles”.

Já Ringo Starr, baterista da banda, disse que o processo de produção da canção foi “o mais próximo que jamais chegaremos de ter [John Lennon] de volta na sala.”

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.