WhatsApp testa nova inteligência artificial para suporte ao usuário

Versão de teste do mensageiro no Android traz IA para suporte, proporcionando respostas rápidas e personalizadas para usuários
Rodrigo Mozelli27/10/2023 21h10, atualizada em 28/10/2023 01h41
whatsapp-892926_1280
Imagem: Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova versão de teste do WhatsApp para Android apresenta aplicação de inteligência artificial (IA) para a área de ajuda e suporte do aplicativo. Essa nova IA conversacional tem como objetivo oferecer respostas mais rápidas e eficientes para usuários que buscam resolver problemas em sua experiência de uso.

Atualmente, a seção de ajuda do app conta apenas com mensagens automáticas que oferecem soluções gerais para erros e dificuldades comuns na plataforma. Além disso, há também opção de envio de mensagem para descrever o problema, com a possibilidade de deixar endereço de e-mail para receber um retorno dos responsáveis pelo mensageiro. No entanto, essas mensagens automáticas muitas vezes não conseguem resolver questões específicas, resultando uma experiência frustrante para os usuários.

Leia mais:

Conforme o WABetaInfo, a introdução da IA na área de suporte do WhatsApp visa proporcionar atendimento mais ágil, com respostas personalizadas e direcionadas. Essa aplicação de IA substituirá o mecanismo de mensagens automáticas, oferecendo solução mais eficaz para questões específicas.

Utilizando IA para um suporte individualizado

  • Essa novidade está presente nos códigos da versão 2.23.23.8 do WhatsApp Beta para Android;
  • Porém, ainda não há previsão definida para seu lançamento aos testadores ou ao público;
  • Essa iniciativa de utilizar a IA no canal de suporte do WhatsApp demonstra a forma como a Meta planeja utilizar essa tecnologia em seus produtos;
  • Em julho, a empresa lançou, em parceria com a Microsoft, o LLaMa 2, modelo de linguagem de código aberto que visa o desenvolvimento de aplicações com IA generativa;
  • No final de setembro, a Meta apresentou algumas possibilidades de uso desse modelo, como a criação de stickers por comandos de texto e uma ferramenta de edição inteligente para imagens no Instagram.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.