A Microsoft liberou uma atualização para o Windows 11 que entrega IA generativa para todo mundo. A novidade expande o uso do Copilot que foi lançado recentemente e entrega um Explorador de Arquivos com mais integração para exibição do que está em pastas, como fotos e músicas.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Microsoft liberou a grande atualização do segundo semestre para o Windows 11, chamada de 23H2 ou Moment 4
  • Nela o Windows 11 passa a ter o Copilot para todos os usuários, sendo ele a IA generativa da casa e que pode gerar textos, criar imagens ou só mudar alguma configuração do sistema
  • Um novo Explorador de Arquivos chega com o update, mudando a forma como o usuário visualiza fotos e músicas
  • Com a atualização, o Windows 11 passa a abrir nativamente arquivos compactados em formatos famosos, como RAR, TAR e 7Z

A atualização é chamada de duas formas, sendo a primeira como Moment 4 e com nome bastante amigável para o público e a segunda de 23H2. Este segundo meio é o tradicional da Microsoft para seus updates e significa que ele é o grande pacote para o segundo semestre do ano de 2023.

Um ponto importante antes de entrar nos detalhes das principais mudanças é entender que a Microsoft já estava distribuindo o Moment 4 para algumas pessoas desde setembro, mas agora a gigante do software passou a liberar todos os recursos para todo mundo com o Windows 11 instalado no PC.

publicidade
Copilot no Windows 11 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Copilot no Windows 11 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

O Copilot é a maior novidade para quem fala inglês, pois ele ainda não é tão fluente assim em nosso português brasileiro. Ele é a ferramenta da Microsoft para inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. Ele já poderia ser acessado por algumas pessoas, mas agora passa a ser inserido no Windows 11 de todos e você encontra o programa em um ícone colorido da barra de tarefas, ou ao apertar o atalho Win + C.

O Copilot pode ser utilizado para uma série de atividades, como alterar configurações do sistema operacional, escrever textos, gerar imagens, ou então montar um artigo para site de notícias – este texto não foi escrito por IA, nem será atualizado por uma.

Explorador de Arquivos (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Explorador de Arquivos (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

Windows 11 abre arquivos RAR nativamente

Outras mudanças incluem um novo Explorador de Arquivos que dá mais destaque para arquivos de mídia, muda a interface para ficar mais alinhado com o Windows 11, exibe um carrossel com arquivos recomendados, indica mais claramente se você está em uma pasta na nuvem ou no armazenamento interno, além de facilitar a exibição de fotos em uma galeria inédita.

O Windows 11, com a atualização, passa a poder abrir nativamente arquivos compactados em formatos bem populares, como RAR, TAR e 7Z. A lista de novidades é bastante generosa para quem fizer a atualização do sistema operacional, que é opcional até meados de novembro deste ano, quando passa a ser mandatória. Você pode ver todas as alterações, das maiores até as menores, neste link.