No Windows 11, por padrão, quando você fecha a tela do notebook, o sistema o coloca no modo “Suspender” para economizar energia. Mas você sabia que a tela do notebook pode fazer mais do que isso, mesmo enquanto está fechada?

Existem muitos motivos pelos quais você pode querer alterar a ação de fechamento da tela;  um deles é o uso de um monitor ou projetor externo – ou seja, é possível alterar a configuração para manter o notebook funcionando com a tela fechada para continuar trabalhando apenas na tela externa.

publicidade

Leia também:

Como fechar a tela do notebook sem desligar no Windows 11

Windows 11 via Windows/Unsplash
Windows 11 via Windows/Unsplash

Acessar as configurações da ação de fechar a tela no Windows 11 é muito simples, mas antes de fazer alterações, é importante conhecer as opções disponíveis:

publicidade
  • Nada a fazer – mantém o dispositivo em funcionamento ao fechar a tela.
  • Suspender – coloca o notebook em estado de baixo consumo de energia.
  • Hibernar – salva a sessão atual e desliga o notebook.
  • Desligar – desliga o notebook.

Passo a passo para configurar a tela

Tempo necessário: 2 minutos

Para que a tela do notebook continue funcionando mesmo fechada no Windows 11, é necessário escolher a opção “Nada a fazer”, como demonstrado abaixo:

  1. Abra o “Painel de Controle”

    Use a barra de pesquisa para procurar “Painel de Controle”, e clique para abri-lo; Fechar tela sem desligar o notebook Windows 11, passo 1.

  2. Clique em “Hardware e Sons”

    No menu inicial do Painel de Controle, clique em “Hardware e Sons”;Fechar tela sem desligar o notebook Windows 11, passo 2.

  3. Clique em “Opções de energia”

    Fechar tela sem desligar o notebook Windows 11, passo 3.

  4. Clique em “Escolher a função do fechamento da tampa”

    Fechar tela sem desligar o notebook Windows 11, passo 4.

  5. Faça as alterações na configuração

    No menu “Quando eu fechar a tampa”, escolha a ação da tela tanto para “Bateria”, ou seja, quando o computador não está conectado a uma fonte de energia, e para “Conectado”. Para finalizar, basta clicar no botão “Salvar alterações” na parte inferior da tela.Fechar tela sem desligar o notebook Windows 11, passo 5.

Após concluir as etapas acima, o Windows 11 permanecerá em execução, colocará o notebook para dormir ou hibernar, ou desligará o sistema – de acordo com sua configuração escolhida para fechar a tela do notebook.

É importante ressaltar que, caso você escolha “não fazer nada”, sempre que fechar a tela do notebook, o sistema continuará funcionando como um desktop, o que pode fazer com que o notebook aqueça rapidamente por conta da ventilação. Portanto, não se esqueça de desligar o sistema adequadamente quando não estiver em uso para evitar superaquecimento e danos ao sistema com o tempo!

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!