Segundo a pesquisa da Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), 25% dos entregadores já se acidentaram. O estudo analisou os números entre trabalhadores das plataformas Uber, 99, Zé Delivery e iFood.

Isso significa que um a cada quatro entregadores já sofreu um acidente no Brasil. Ou seja, ninguém está livre desses acontecimentos, por isso, é bom saber como agir nessas situações e pedir ajuda para o app para o qual está trabalhando. Dessa forma, vamos informar aqui, de forma breve, como entregadores podem pedir auxílio do iFood em caso de acidentes. Confira!

publicidade

Linha Fina

Como o entregador pode solicitar ajuda para o iFood em caso de acidentes?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), no Brasil existem 1,6 milhão de trabalhadores por aplicativo, divididos entre entregadores de plataformas de delivery (386 mil) e motoristas de apps de caronas (1,27 milhão).

publicidade

Diante de um número tão grande de entregadores, é quase impossível nenhuma eventualidade acontecer, mas o importante é saber lidar com o imprevisto e buscar ajuda disponibilizada pela plataforma de entrega.

Na série “Jornada Segura”, o próprio site do iFood explica o passo a passo em vídeo e por escrito, mas para facilitar reunimos aqui de forma simplificada e resumida como você pode solicitar essa ajuda.

publicidade

Antes de mais nada, vale lembrar que a explicação tem o objetivo de mostrar como os entregadores podem entrar em contato com a empresa e acionar o seguro pessoal caso sofram um acidente de trânsito. Confira o passo a passo completo:

  1. Mantenha a calma, se não puder pedir ajudar você mesmo, peça a um parente ou pessoa mais próxima do local para fazer isso para você.
  2. Se o acidente acontecer quando você estiver em rota no aplicativo do iFood e abrir o chat.
  3. Selecione a opção “Sofri um acidente”, para conseguir a ajuda da a assistência necessária.
  4. Mas caso o acidente ocorra no retorno para casa, você deve acionar no Menu, o item “Alerta de casos graves”, o blog do iFood informa que você pode selecionar essa opção independentemente da gravidade do caso. Afinal, dessa maneira poderá usar o seguro gratuito na seguradora.
  5. Além disso, para solicitar o seguro pessoal, basta ligar para o 0800 7252144; e se desejar esclarecer dúvidas pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9348-80672.

Há também seguro para entregadores, que de acordo com o iFood, esse seguro pode ser solicitado em caso de acidentes durante a entrega. Outra ajuda que o app oferece desde 2021 é o seguro em caso de lesão temporária, nestes casos, as coberturas oferecidas são relacionadas a:

publicidade

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas provenientes do acidente no valor de até R$ 15 mil);
Lesão temporária no valor de até R$ 1.500 de indenização com o afastamento igual ou superior a sete dias, ou invalidez permanente no valor de até R$ 100 mil; seguro de vida em caso de morte acidental no valor de até R$ 100 mil e auxílio-funeral.