O Google Chrome pode ganhar uma IA dedicada a reescrever textos. A futura funcionalidade foi descoberta por um usuário do X (antigo Twitter) durante a revisão de códigos fonte da plataforma. Quando for lançada, pode competir com ferramentas semelhantes, como a que já existe no sistema da Microsoft.

Leia mais:

IA que reescreve textos

  • A possível funcionalidade foi descoberta no Gerrit, uma plataforma de revisão de códigos. Com o nome “Compose”, ela vai permitir o usuário selecionar trechos de um texto (ou um texto completo) para ser reescrito usando IA.
  • A funcionalidade foi exemplificada em um vídeo no X/Twitter (que você pode ver abaixo) e é simples: basta selecionar o texto, clicar na opção “reescrever” e deixar a IA fazer seu trabalho.
  • A plataforma, então, vai abrir uma janela adicional na página do Google Chrome para mostrar como ficou o resultado do texto. Se o usuário gostar, pode aplicá-lo ao original. Se não, pode fazer edições, como ajustar o tamanho do trecho ou o tom de voz.
  • Por exemplo, é possível transformar um texto formal em algo informal, de cunho educacional, empresarial e por aí vai.
  • Ainda, é possível habilitar e desabilitar essa função diretamente nas configurações do Chrome.

Google Chrome vs. Microsoft?

A futura ferramenta do Google para o navegador Chrome é igual ao que já existe no navegador Edge, da Microsoft. Por lá, também é possível selecionar um texto e pedir à IA para reescrevê-lo. Inclusive, essa opção está integrada ao Bing Chat, chatbot da empresa.

Com o Chrome implementando uma opção semelhante, a briga entre os dois navegadores ficará mais acirrada. A vantagem do Google é que não fica limitada a um chatbot, mas também pode ser usada na versão do aplicativo para iOS e Android.

publicidade

Vale lembrar que, por enquanto, trata-se de um recurso não anunciado, descoberto apenas no código da plataforma. O Google ainda deve preparar o anúncio, os testes e a implementação integral da função no Chrome antes de realmente disponibilizá-la.