Na última semana, a Blue Origin apresentou uma maquete em tamanho real do seu módulo lunar Blue Moon. A representação é de um protótipo que será utilizado para testes antes da versão final tripulada que integrará o Programa Artemis.
Para quem tem pressa:
- A Blue Origin é uma das contratadas pela NASA para desenvolver um módulo de pouso lunar para as missões Artemis;
- Para isso, a empresa de Jeff Bezos desenvolveu a espaçonave Blue Moon;
- Um protótipo não tripulado, chamado Blue Moon Mark 1, será lançado antes como teste;
- Uma maquete deste protótipo foi apresentada pela empresa;
- A versão final, que pousará humanos na Lua, será o Blue Moon Mark 2, que vai servir à NASA na missão Artemis 5;
- Nas anteriores, será usado o Starship, da SpaceX – que vem enfrentando problemas.
Nas redes sociais, a empresa publicou uma foto da maquete do Blue Moon Mark 1 em uma fábrica de motores em Huntsville, no Alabama. O primeiro voo do modelo será o que a Blue Origin chama de “Missão Pathfinder”, que irá testar o motor BE-7, sistemas de propulsão e energia de fluidos criogênicos, aviônicos, comunicações de downlink contínuas e pouso de precisão.
O objetivo da Blue Origin é que o módulo lunar possa transportar cargas úteis dos clientes para a Lua, com capacidade de até três toneladas. No entanto, a empresa ainda não revelou quando esses lançamentos acontecerão.
Leia mais:
- Blue Origin apresenta nova plataforma para exploração espacial; conheça
- Blue Origin precisa fazer correções em seu foguete antes de retomar missões; entenda
- Blue Origin: Jeff Bezos nomeia Dave Limp como novo CEO da empresa
Blue Moon e Starship no Programa Artemis
Em um painel no Simpósio de Exploração Espacial von Braun, da Sociedade Americana de Astronáutica, que aconteceu na última quarta-feira (25), a Blue Origin disse que o Blue Moon Mark 1 será sucedido pelo Mark 2, modelo que será utilizado pela NASA como parte do programa Sistema de Pouso Humano (HLS), responsável por levar astronautas à Lua nas missões Artemis.
A previsão é que o Blue Moon Mark 2 seja utilizado na missão Artemis 5, planejada para acontecer entre o fim desta década e início da próxima.
O HLS conta também com o Starship, da Space X, que irá fazer as viagens das missões 3 e 4 do programa. No entanto, o desenvolvimento do megafoguete – que explodiu durante o primeiro lançamento suborbital de teste, feito em abril – enfrenta atrasos, levantando preocupações sobre o cronograma da missão Artemis 3.
A NASA aguarda um planejamento atualizado da SpaceX e destaca a importância do sucesso do teste de voo do Starship para que o cronograma do Programa Artemis seja cumprido e a humanidade atinja novos patamares na exploração espacial.