A Blue Origin, braço espacial da Amazon, nomeou seu novo CEO. Trata-se de Dave Limp, executivo de longa data da Amazon e que tem a confiança do dono das empresas, Jeff Bezos.

Segundo e-mail obtido pelo The Wall Street Journal enviado por Bezos a seu estafe nesta segunda-feira (25), Limp assumirá o comando da rival da SpaceX em dezembro. Ele assume no lugar de Bob Smith, que deixará a empresa formalmente em janeiro de 2024.

publicidade

Leia mais:

Blue Origin

  • A Blue Origin foi fundada há quase 25 anos por Bezos;
  • Contudo, não conseguiu vencer a corrida por lançamento de missões ao Espaço com a SpaceX, de Elon Musk;
  • Apesar de já ter diversas divisões internas, a empresa ainda não decolou nenhum foguete;
  • Essa situação frustrou empregados e gerou dúvidas entre pessoas do alto escalão da indústria;
  • No ano que vem, finalmente e pela primeira vez, a empresa deve lançar uma missão: trata-se da New Glenn, desenvolvido para ser veículo orbital poderoso.

Dave tem senso de urgência fora do comum, traz energia a tudo e ajuda as equipes a se mexer com muita rapidez.

Jeff Bezos, em e-mail enviado ao seu estafe

Quem é Dave Limp?

O futuro novo CEO da Blue Origin trabalhou em diversos produtos de consumo na Amazon, incluindo Kindle e Amazon. Ele também gerenciou o Projeto Kuiper, rede de satélites de órbita baixa que competiria com a Starlink.

publicidade

Já sob o guarda-chuva de Smith, a Blue Origin contratou milhares de pessoas para auxiliar em seus objetivos e, hoje, tem mais de dez mil contratados. Além do projeto New Glenn, a companhia tem uma divisão que faz motores para a United Launch Alliance, outra empresa que lança foguetes, bem como uma unidade de turismo espacial suborbital.

A área de turismo espacial atraiu o próprio Bezos, o ator William Shatner e outras pessoas de importância, mas não está em operação há um ano, quando o bocal do motor falhou durante voo não-tripulado.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!