Conheça o robô humanoide de alta velocidade criado na Alemanha

A Fraunhofer está laçando dois modelos humanoides, o evoBOT de duas pernas, e o quadrúpede O³dyn
Por Alisson Santos, editado por Gabriel Sérvio 31/10/2023 07h00, atualizada em 31/10/2023 09h58
Sem-titulo-22
Imagem: Fraunhofer
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após o sucesso estrondoso dos robôs quadrúpedes Spot da Boston Dynamics, um projeto parecido está sendo desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer da Alemanha. O novo O³dyn é um robô humanoide robusto, rápido e ideal para serviços industriais.

O robô O³dyn

  • Segundo o New Atlas, o robô se desloca em uma velocidade de até 36 km/h;
  • Ele é equipado com sensor LiDAR, GPS e câmeras 3D, que permitem avaliar o ambiente ao redor;
  • Além disso, ele conta ainda com rodas omnidirecionais que permitem se posicionar, recolher e suspender paletes, funcionando como uma espécie de empilhadeira.

Leia mais:

O protótipo está classificado para transportar até 350 kg, mas a versão final poderá suportar até 1.300 kg. A Fraunhofer reconhece que o sistema do robô precisa de melhorias em ponto como lidar com “o súbito aparecimento de obstáculos no caminho do veículo”, mas para isso, há o sistema de freio de emergência.

‘A navegação do veículo funciona perfeitamente na transição entre áreas internas e externas. A implementação ocorre por meio de algoritmos de localização baseados em ambiente e rádio”, destaca a fabricante. “O robô é baseado nos resultados da pesquisa e na base de veículos do LoadRunner®”.

evoBOT

Já o evoBOT é um robô de duas rodas de autoequilíbrio que pode andar em até 6 km/h, e carregar até 20 kg. As pernas extensíveis podem alcançar até 60 km/h e levantar cerca de 65 kg com os braços de elevação com travamento automático.

As garras rotativas e circulares do evoBOT permitem levantar objetos no ar, movendo para trás sem precisar virá-los de cabeça para baixo. Além disso, a Fraunhofer afirma que o robô consegue lidar “confortavelmente” com inclinações de até 45 graus, mesmo em terrenos irregulares.

Os testes do evoBOT foram realizados no aeroporto de Munique, na Alemanha. Veja:

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.