Robôs realistas causam estranheza na maioria das pessoas, muitos dizem que isso é por conta do chamado “vale da estranhesa”, mas o fato é que é difícil se sentir confortável ao ver uma figura dessas. Dessa vez quem deu as caras novamente foi a empresa de robótica Engineered Arts com seu robô incrivelmente expressivo.

O robô já havia aparecido no fim do ano passado com uma demonstração impressionante. Agora, um novo vídeo do Ameca, como ele é chamado, foi divulgado, focado principalmente nas expressões faciais dele. O resultado é incrível, apesar de assustador. 

Robô humanoide realista

A empresa afirma que esse é o “robô em forma humana mais avançado e realista do mundo”. “Todos nós já vimos isso nos filmes, todos nós vimos ‘I, Robot’ e ‘AI Artificial Intelligence'”, disse Morgan Roe, diretor de operações da Engineered Arts, à CNET no ano passado. “E de repente, isso é real.”

Todas essas “caras e bocas” que o robô é capaz de fazer são ferramentas importantes para facilitar a interação homem-máquina. E esse é o objetivo da Engineered Arts. “Ameca é a plataforma perfeita para desenvolver a interação entre nós humanos e qualquer metaverso ou reino digital”, diz o site do produto.

publicidade

Leia mais:

Mas onde esse robô deve ser empregado? Antes que você pense que ele pode ser seu colega de escritório ou morar do lado da sua casa, calma. De acordo com a empresa, o Ameca deve trabalhar na indústria robótica e não deve ter muito contato com humanos reais (além, claro, de seus operadores) por um período de 10 a 20 anos.

Ameca está disponível tanto para venda quanto para locação. Como os valores não foram divulgados pela Engineered Arts, os interessados devem entrar em contato para solicitar orçamento e mais informações.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!