Companhia aérea Airbus terá frota de navios sustentáveis

Airbus aumentará produção de aeronaves e, para compensar emissões, vai substituir frota de navios por modelos sustentáveis
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 02/11/2023 05h40, atualizada em 06/08/2025 09h35
airbus-navio.png
Imagem: Reprodução/Airbus
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando pensamos na Airbus, a primeira coisa que vem em mente são aviões, e não navios. No entanto, a empresa investiu nesse setor e anunciou que está substituindo sua frota fretada por uma mais ecológica, que servirá para transportar componentes de suas aeronaves até 2026.

Ainda mais com o aumento na expectativa de produção da companhia nos próximos anos, a pegada de carbono aumenta e essa será uma forma de compensar esse crescimento negativo.

Leia mais:

Nova frota de navios da Airbus

Atualmente, a Airbus tem frota de três navios fretados para transportar componentes dos aviões, que são construídas ao redor do mundo. A empresa tem a expectativa de aumentar a produção do modelo A320 para 75 aeronaves por mês até 2026, o que aumentaria também a pegada de carbono.

Para compensar isso, a companhia contratou a Louis Dreyfus Armateurs para fabricar três navios sustentáveis e de baixas emissões. O modelo será de propriedade da Louis Dreyfus e é ela que o operará.

De acordo com a Airbus, a novidade poderá reduzir emissões de carbono em quase metade, de 68 mil para 33 mil toneladas até 2030.

Airbus A320 (Imagem: Reprodução/Airbus)

Como será o navio sustentável

  • As três embarcações fretadas pela Airbus terão seis rotores Flettner, grandes cilindros giratórios verticais que agem como aerofólios e usam o vento para gerar impulso;
  • Elas também terão dois motores bicombustíveis movidos a diesel marítimo e e-metanol, além de software de roteamento para traçar o percurso mais eficiente para aproveitar os ventos do mar;
  • Cada modelo poderá transportar 70 contêineres de 12 metros e seis conjuntos de aeronaves de corredor único (a atual frota transporta quatro conjuntos apenas).

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.