Carro da Xiaomi promete detecção de acidentes melhor que da Apple

Xiaomi já patenteou sua primeira linha de carros e os modelos devem incluir recurso de detecção de colisões
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/11/2023 18h45, atualizada em 06/11/2023 18h56
xiaomi.png
(Foto: Robson90/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Apple Watch e os novos iPhones já têm recursos para detecção de acidentes. Caso o aparelho detecte uma colisão, ele aciona um contato de emergência pré-definido e socorristas. No entanto, essa opção ainda é limitada: o relógio ainda tem falhas na interpretação, como atividades banais sendo registradas como uma colisão, acionando consequentemente a emergência sem motivo e criando falsos alarmes.

A Xiaomi, que está construindo seu primeiro modelo de carro, quer incorporar um recurso muito similar no veículo, mas com melhorias.

Leia mais:

Recurso de emergência

  • A Xiaomi quer implementar a detecção de acidentes em seu veículo, mas como um modelo mais moderno e complexo do que o usado pela Apple em seus produtos.
  • De acordo com o site Auto Evolution, a empresa vai trazer a detecção de acidentes para sua linha de veículos.
  • No entanto, diferente da Apple que se limita a smartwatches e smartphones, a versão da chinesa tem o espaço e recursos de um carro para usar sensores que detectem a real origem da colisão (para determinar se realmente trata-se de uma colisão ou um falso alerta).
  • Além disso, um algoritmo será treinado para diferenciar entre batidas leves e graves, reagindo de acordo. Por exemplo, se for uma colisão leve, o recurso irá apenas emitir alertas. Se for algo grave, vai acionar o contato de emergência e chamar os primeiros socorros.
  • Assim como a Apple, o recurso deve ter uma mensagem pré-gravada, contendo informações essenciais do passageiro, do modelo do carro e do local em que se encontra.
Famosa por seus smartphones, a empresa começou sua incursão no setor automobilístico (Foto: Xiaomi/Reprodução)

Carro da Xiaomi

Ainda de acordo com o site, o modelo da Xiaomi vai apostar fortemente na tecnologia, incluindo o recurso de detecção de colisões.

Por enquanto, ele é apenas uma patente, mas já aguarda aprovação regulatória para ser apresentado ao mercado, algo que deve acontecer nos próximos meses, uma vez que a empresa está desenvolvendo modelos reais. De acordo com fontes próximas ao assunto, a Xiaomi está construindo 50 unidades por semana.

O Xiaomi Car deve ser um modelo totalmente elétrico, mas a empresa ainda não se pronunciou com detalhes ou confirmações.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.