Em uma conferência para desenvolvedores, o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou que 100 milhões de pessoas estão utilizando o ChatGPT semanalmente. A revelação foi feita na primeira conferência da empresa, que ocorreu nesta segunda-feira, 6 de novembro. Desde o lançamento dos modelos ChatGPT e Whisper por meio da API em março, a OpenAI conquistou mais de dois milhões de desenvolvedores, incluindo mais de 92% das empresas da Fortune 500.

A divulgação desses números parece ser uma tentativa de contestar relatos recentes na mídia que sugeriam que a popularidade do ChatGPT estava diminuindo desde seu lançamento em novembro do ano passado.

Leia mais:

O ChatGPT rapidamente se tornou o aplicativo de internet mais popular, com um crescimento impressionante desde seu lançamento, há quase um ano. Ele conquistou uma estimativa de 100 milhões de usuários mensais em apenas dois meses. Em comparação, o Facebook levou cerca de quatro anos e meio para atingir 100 milhões de usuários após seu lançamento em 2004, o Twitter levou mais de cinco anos, e o Instagram alcançou a marca em um pouco mais de dois anos.

publicidade

A Microsoft, por sua vez, anunciou que seu mecanismo de busca Bing, que incorporou recursos de inteligência artificial generativa alimentados pelo GPT-4 da OpenAI no início deste ano, ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários diários ativos em março, mais de uma década após seu lançamento em 2009.

Embora o Threads da Meta tenha superado o recorde do ChatGPT, conquistando 100 milhões de usuários em menos de uma semana após seu lançamento em julho, parece que o uso do Threads diminuiu nos meses subsequentes, com apenas cerca de 100 milhões de usuários ativos mensais em outubro.

Independentemente de como se analisam os números, o ChatGPT continua sendo extremamente popular e ainda não celebrou seu primeiro aniversário como um serviço público.

Essa não é a primeira vez que vemos números expressivos associados ao chatbot da OpenAI. Em fevereiro, a Similarweb estimou que a ferramenta já havia alcançado a marca de 100 milhões de visitantes únicos em um único mês e 25 milhões de visitantes por dia. No entanto, o anúncio de hoje é notável por ser uma informação oficial da OpenAI, ao invés de uma estimativa de terceiros.

Outros anúncios

chatgpt
Sam Altman faz anúncios na conferência de desenvolvedores da OpenA. Imagem: OpenAI
  • Os números anunciados pela OpenAI acompanham o lançamento de diversas novas funcionalidades.
  • Isto inclui uma plataforma para a criação de versões personalizadas do ChatGPT, voltadas para tarefas específicas.
  • Além disso, a OpenAI lançou o GPT-4 Turbo, um novo modelo que possui conhecimento sobre eventos mundiais até abril de 2023 e é capaz de processar o equivalente a mais de 300 páginas de texto em uma única solicitação.