Mais de 100 pacientes são infectados por fungo durante cirurgia de catarata no Amapá

Mutirão de cirurgia ocular termina com 104 pessoas infectadas por fungo no Amapá. 14 fizeram transplante de córnea e sete ficaram cegos
Por Nayra Teles, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/11/2023 01h00, atualizada em 07/11/2023 10h21
Catarata
Imagem: newarta (Pixabay)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

141 pacientes realizaram procedimentos cirúrgicos para retirada de catarata em um recente mutirão no Amapá. Logo após os primeiros dias de operação, 104 pessoas começarem a relatar sintomas de uma infecção por fungo, das quais sete perderam a visão.

O mutirão faz parte de um programa organizado pelo governo do Amapá. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde do estado, a pedido do Ministério Público.

Os detalhes:

  • 104 pessoas foram infectadas pelo fungo Fusarium durante cirurgias de catarata realizadas na sede da ordem dos capuchinhos, em Macapá (AP).
  • Elas já começaram sentir sintomas alguns dias depois da operação.
  • 55 tiveram que passar por um novo procedimento de reversão.
  • 14 fizeram transplante de córnea e sete perderam a visão de pelo menos um olho.
  • A empresa Saúde Link, contratada para realizar os procedimentos, diz que o evento é uma “novidade” e que seguiu todos os protocolos de saúde.
  • O programa, que é realizado há mais de três anos, foi paralisado por tempo indeterminado. Decisão foi tomada pela Promotoria de Saúde do Ministério Público do Amapá.
  • Caso segue sendo investigado pela Secretaria de Saúde do estado e cirurgias só poderão voltar a ser feitas depois da liberação da ANVISA.

Leia mais:

Fungo Fusarium é perigoso?

O Fusarium é um fungo encontrado principalmente em plantas e grãos, como trigo, milho e aveia, mas seus esporos também podem estar presentes no ar, na água e no solo. Ele é responsável por uma doença rara chamada fusariose, frequentemente causada pela dispersão de esporos no ar, que podem atingir os olhos e a boca, ou serem inalados, afetando os pulmões.

Em entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, Silvana Vedovelli, secretária de saúde do Amapá, disse que o fungo é perigoso, mas que todas a pessoas infectadas estão sendo acompanhadas:

Ele é um fungo que se não for tratado é devastador. Ele pode levar à cegueira, mas os pacientes estão sendo tratados, estão sendo encaminhados para cirurgias, fazendo o uso de antibióticos, então tudo que é necessário para o tratamento está sendo feito para todos os pacientes

Silvana Vedovelli para o Jornal Nacional

Apesar do ocorrido, um especialista afirmou ao jornal que a cirurgia de catarata é segura. Segundo ele, esse tipo de evento é raro e acontece uma vez a cada 3 mil procedimentos.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.