A NASA está preparando uma nova campanha chamada Mensagem na Garrafa, na qual pessoas do mundo todo podem enviar seus nomes para a lua Europa, pertencente a Júpiter.

Missões como essa já aconteceram e seguem em curso. Em 2020, o rover Perseverance recebeu nomes de quase 11 milhões de pessoas para levar à Marte. A missão Artemis I também foi outra que entrou na onda e, atualmente, a missão de 2026 rumo à Marte está recolhendo nomes para levar ao Planeta Vermelho.

Leia mais:

Mensagem na Garrafa: lua Europa

A nova campanha Mensagem na Garrafa da NASA rumo à lua Europa é balizada por um poema escrito especialmente para a Europa pela escritora estadunidense Ada Limón, chamado “In Praise of Mystery: A Poem for Europa”.

publicidade

A proposta da agência espacial é levar o poema à lua de Júpiter assinado por diversas pessoas do mundo todo. A campanha é resultado de união entre NASA, a poeta e a Biblioteca do Congresso dos EUA.

O poema e os nomes vão viajar 2,8 bilhões de quilômetros com a missão Clipper, que vai orbitar o sistema de Júpiter (saiba mais sobre a missão abaixo).

Confira, a seguir, como ter seu nome na missão Clipper:

  • Acesse o link da campanha;
  • Clique em “send your name” e, então, em “go” (nessa etapa, você pode ler o poema, se quiser);
  • Preencha seus dados: nome, sobrenome, e-mail, país, estado e CEP;
  • Clique em “sign on“.

Após realizar estes passos, o site disponibiliza para download uma arte com seu nome (veja abaixo). Todos os nomes passarão por análise e a NASA deve comunicar via e-mail se ele foi aprovado ou não.

Após enviar seu nome, NASA prepara pequena arte para download (Imagem: reprodução/Message in a Bottle)

Você pode verificar o mapa de participação aqui. Até o fechamento desta reportagem, os Estados Unidos possuíam a maior parte dos nomes enviados, passando dos 206,9 mil.

A Índia vem a seguir, com 73 mil. O Brasil tem pouco mais de 20 mil envios. No total, mais de 696,4 mil nomes foram enviados para a NASA desde o começo da campanha, em 1º de junho. Por questões de segurança, a NASA não vai disponibilizar a lista final de nomes que serão enviados à lua Europa.

As pessoas podem enviar seus nomes até dezembro deste ano. Após, os nomes aprovados serão gravados em microchips, que serão montados na espaçonave Europa Clipper. Vale ressaltar que participar da campanha da missão Clipper não dá direito de participar das demais missões similares sem realizar um novo cadastro.

Nomes inseridos na estrutura da Clipper

Segundo a NASA, uma placa de abóbada de metal de tântalo será fixada na espaçonave Europa Clipper e, nela, será gravado o poema de Ada Limón e os nomes aprovados pela agência.

Imagem acima ilustra a localização da placa de abóbada de metal de tântalo (triângulo dourado), que será fixada na Europa Clipper (Imagem: NASA/JPL-Caltech)

O que é a missão Europa Clipper

A missão Europa Clipper tem como objetivo realizar diversos voos de reconhecimento na lua Europa por vários anos, com vistas a determinar se ela tem condições de receber e sustentar seres vivos.

A Clipper quer confirmar que a Europa tem mesmo um vasto oceano, ou seja, que possui água, elemento básico para a vida, além de ajudar os cientistas a entender melhor o potencial astrobiológico de mundos habitáveis além da Terra.

A expectativa de lançamento da missão é outubro de 2024, com chegada à órbita de Júpiter em 2030.