O WhatsApp lançou nesta quarta-feira (8) mais uma ferramenta para reforçar a segurança e privacidade de quem usa o mensageiro. De acordo com blog oficial, foi disponibilizado um novo botão que, quando ativado, protege seu IP durante chamadas no aplicativo.   

O que você precisa saber: 

  • Denominado exatamente como “proteger endereço IP em chamadas”, a função pode ser encontrada nas configurações do app; 
  • Seu uso será opcional, com o usuário escolhendo ou não ativar o recurso; 
  • Se ativadas, as chamadas serão retransmitidas através dos servidores Meta/WhatsApp, ocultando assim o seu verdadeiro endereço IP. 

Leia mais! 

Um endereço IP, ou Protocolo da Internet, é o identificador que permite que informações sejam enviadas entre dispositivos em uma rede de comunicação. Ocultar o número protege suas informações pessoais e identidade on-line contra diversas situações, entre elas malwares, softwares maliciosos.  

publicidade

A maioria dos produtos de chamada que as pessoas usam hoje possuem conexões peer-to-peer entre os participantes. Essa conexão direta permite transferências de dados mais rápidas e melhor qualidade de chamada, mas também significa que os participantes precisam saber os endereços IP uns dos outros.

Endereços IP podem conter informações que alguns de nossos usuários mais preocupados com a privacidade estão atentos, como ampla localização geográfica ou provedor de Internet. 

Daniel Sommermann, Sebastian Messmer e Attaullah Baig, engenheiros do WhatsApp, no blog oficial do app. 
Imagem: WhatsApp

O novo recurso vem para complementar outra função de privacidade: a de silenciar chamadas de números desconhecidos, anunciada em julho, e que também pode ser encontrada na aba de configurações do mensageiro. 

Proteger a privacidade e a segurança do usuário é absolutamente necessário para o WhatsApp cumprir sua missão de permitir a comunicação privada para o mundo. Esses novos recursos de segurança combinam-se com muitas outras proteções para manter as pessoas seguras no WhatsApp. 

Privacidade terá um preço 

Contudo, o WhatsApp pontuou que quem decidir por ter mais privacidade ativando a proteção de IP, possivelmente perderá qualidade nas chamadas via o app. 

Ao usar a retransmissão de chamadas, você pode descobrir que a qualidade da chamada é reduzida”, alerta a própria função. 

A empresa também enfatizou que as chamadas são sempre criptografadas de ponta a ponta — mesmo quando a nova opção de proteção está sendo usada.