Um fóssil de dinossauro foi encontrado por paleontólogos durante uma escavação às margens da BR-050, em Uberaba, Minas Gerais. O osso tem cerca de 20 centímetros e é mais um achado feito na cidade, conhecida como “Terra dos Dinossauros”.

Mais fósseis podem ser encontrados na região

• O fóssil foi encontrado durante obras de reparos que estavam sendo realizadas nos taludes da via, na altura do quilômetro 168 da BR-050.
  • Durante os trabalhos de limpeza, o osso se soltou da rocha.
  • Os paleontólogos acreditam que mais materiais do tipo possam ser encontrados.
  • As informações são do G1.

Uberaba: a “Terra dos Dinossauros”

O fóssil agora será encaminhado para o Museu do Dinossauro no distrito rural de Peirópolis, onde será analisado por cientistas para confirmar de qual espécie de dinossauro se trata. A principal hipótese é de que o osso seja do Uberabatitan, a maior espécie de dinossauro brasileira.

A cidade de Uberaba tem histórico de descobertas de fósseis. Em fevereiro de 2023, por exemplo, mais de 300 fragmentos foram encontrados em meio às obras de um condomínio. A construção precisou ser paralisada em função das descobertas.

Em meio aos materiais, estava um osso de uma espécie de lagarto que viveu há mais de 80 milhões de anos. Com a descoberta, a obra ficou conhecida como “Condomínio dos Dinossauros”.

Com o intenso trabalho dos paleontólogos na região, Uberaba busca o título de “Geoparque Mundial” junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A proposta já foi aprovada e passa por estudos finais para ser confirmada oficialmente pelo órgão.