A poluição do ar na cidade de Nova Déli, capital da Índia, é tão grande que pôde ser avistada pelo satélite Worldview, da NASA. As autoridades indianas anunciaram o fechamento de escolas e a imposição de restrições no trânsito, além de buscarem formas de induzir chuva sobre a região para melhorar qualidade do ar (saiba mais sobre o assunto clicando aqui).
Leia mais
- Poluição do ar impede polinização das flores, diz estudo
- Instrumento da NASA compartilha os primeiros mapas de poluição
- Quanto “custa” a poluição? Valor é bilionário
Nova Déli é a cidade mais poluída do mundo
De acordo com dados da NASA, houve um aumento de de 740% no número de incêndios agrícolas na Índia desde 29 de outubro. No total, foram registradas 1.068 ocorrências em um único dia.
Já o índice de qualidade do ar (IQA) chegou a 500 em algumas áreas da capital. Com isso, Nova Déli permanece no topo do índice de cidades mais poluídas do mundo.
Em meio ao cenário, o governo indiano anunciou o início da Fase 4 do Plano de Ação de Resposta Graduada (GRAP), um conjunto de diretrizes antipoluição. A partir de agora, estão proibidas atividades de construção e a circulação de caminhões a diesel na capital do país.
A Suprema Corte da Índia também foi acionada e afirmou que a péssima qualidade do ar está matando pessoas no país. As informações são do The Washington Post.

O que causa a piora da qualidade do ar?
- Nova Déli abriga uma frota próxima a 12 milhões de veículos, além de contar com milhares de indústrias em desconformidade com os padrões de qualidade do ar;
- Juntos, esses dois fatores emitem enorme quantidade de poluentes na atmosfera;
- O problema é agravado pela queima de restos agrícolas nos arredores da cidade e o uso de carvão de lenha para cozinhar em áreas menos urbanizadas;
- A cidade é cercada por cordilheiras montanhosas que fazem com que a poluição fique presa na região;
- Em dias frios, as condições acabam sendo piores, porque as baixas temperaturas prendem a maioria das emissões próximo à superfície.