Compras na Amazon pelo Facebook e Instagram: Meta anuncia parceria

Meta e Amazon se unem para oferecer recursos de compras nas redes sociais
Gabriel Sérvio10/11/2023 10h44
Facebook Instagram
(Imagem: frank333/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta acredita que o Facebook e Instagram também podem se tornar plataformas de vendas. Após oferecer (e desistir) das compras ao vivo, a empresa anunciou nesta sexta (10) uma parceria com a Amazon. 

O acordo com a gigante do varejo permitirá que clientes vinculem contas Amazon ao Facebook e Instagram. Dessa forma, um pedido poderá ser finalizado sem sair dos aplicativos da Meta, aproveitando os dados cadastrados na Amazon (cartão de crédito, endereço e mais).

Pela primeira vez, os clientes poderão comprar em anúncios da Amazon no Facebook e Instagram e finalizar compras sem sair dos aplicativos

Callie Jernigan, porta-voz da Amazon

Leia mais:

“Os clientes nos EUA verão preços em tempo real, estimativas de entrega e detalhes de produtos em anúncios selecionados da Amazon no Facebook e Instagram como parte da nova experiência”, acrescenta o comunicado enviado ao TechCrunch

Como funciona?

  • Como dito antes, a novidade irá funcionar primeiro nos EUA. Ainda não há indício de lançamento em outros mercados.
  • Para começar, o cliente deve vincular sua conta Amazon aos aplicativos da Meta.
  • Em seguida, basta finalizar uma compra a partir do anúncio do produto, sem precisar sair do Facebook ou Instagram.
  • O endereço de entrega padrão e as informações de pagamento da Amazon serão usados ​​para fechar o pedido.
Imagem: Divulgação/Meta

A Amazon informa que o novo recurso de compras também estará disponível para produtos selecionados oferecidos por vendedores independentes. A empresa espera que a novidade melhora suas taxas de conversão, já que os clientes poderão finalizar compras ainda mais rápido. 

Além disso, a Meta poderá personalizar os anúncios para membros Prime, ajustar preços em tempo real e estimativas de envio, se necessário. No fim, a parceria pode ser uma enorme oportunidade de receita para a dupla.

Vale recordar que a Amazon até tentou ao longo dos anos criar suas próprias versões de redes sociais, mas elas também nunca decolaram. A empresa encerrou, por exemplo, o Spark (um espécia de clone do Instagram) em 2019.

O acordo também ocorre em um momento em que o TikTok tenta competir com as gigantes explorando recursos de comércio eletrônico. A TikTok Shop foi lançada em setembro nos EUA após a rede social chinesa superar a marca de 150 milhões de usuários no país.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.