Streaming chega a 31 milhões de lares com TV no Brasil

O levantamento do IBGE revela que 71,5 milhões de domicílios brasileiros têm televisões; streaming chega a 43,4% dos lares com TV
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 10/11/2023 13h47
Streaming
(Imagem: Anna Quelhas/Shutterstock)
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O número de casas do Brasil com televisões subiu de 69,6 milhões para 71,5 milhões, o que corresponde a 94,9% dos 75,3 milhões de lares brasileiros. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — Tecnologia da Informação e Comunicação 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que 43,4% dos lares (31,1 milhões) utilizavam algum serviço de streaming de vídeo pago em 2022. Os lares com assinatura de TV paga representam 27,7% do total.

Do total de domicílios que utilizam serviços de streaming, 95,3% também acessam canais de televisão. Apenas 4,7% das casas contavam com streaming e não tinham TV aberta ou por assinatura.

IBGE
(Imagem: Divulgação/ IBGE)

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Segundo Leonardo Quesada, analista do levantamento, isso mostra que “o streaming ainda está longe de substituir as modalidades mais tradicionais de TV”.

Sinal analógico e digital são maioria, mas ainda há residencias com antenas parabólicas

O sinal analógico ou digital de TV aberta está em 65,5 milhões de domicílios, o equivalente a 91,6% dos domicílios com TV do país. Em 16% dos lares, os moradores ainda utilizam a recepção de sinal via antena parabólica analógica e 8% utilizam parabólica digital de sinal aberto.

Leonardo Quesada observa que o grupo “precisa migrar para a recepção via mini parabólica, ou vai ficar sem sinal de TV aberta, devido ao desligamento da transmissão via parabólicas analógicas”.

91,5% dos domicílios têm acesso à internet

Em 2022, 68,9 milhões de casas tinham acesso à internet, cerca de 91%,5 do total de domicílios do país. Isso representa um aumento de 1,5 ponto percentual em relação ao ano anterior.

Em áreas rurais, o acesso à internet cresceu 74,7% para 78,1%.

Os domicílios brasileiros que não utilizavam a internet somam 6,4 milhões. Segundo o levantamento, as principais razões para os usuários não acessarem a internet são:

  • Nenhum morador sabia usar a internet.
  • Motivos financeiros.
  • Falta de necessidade.

De 2021 a 2022, o percentual dos domicílios com internet que usavam banda larga móvel subiu de 79,2% para 81,2%. Já a banda larga fixa variou de 83,5% para 86,4%.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.